11/06/2012

Eurocopa

Equilíbrio no primeiro tempo

Durante quase 40 minutos, os ingleses conseguiram tudo que planejavam para a Eurocopa. Defesa sólida e bom escape para os contra-ataques. O jovem Oxlade-Chamberlain pela esquerda e Young, caindo pela direita, mas chegando para compor o ataque, aterrorizavam os laterais franceses.

Mesmo assim, Debuchy e Evra atacavam bem, deixando espaços para os garotos ingleses, mas oferecendo perigo ao gol de Hart.

Em um desses lances, Young achou Milner (que jogava mais recuado à direita) com belo passe. O meia do Manchester City driblou Lloris, mas na hora de finalizar se desequilibrou, errando o alvo livre.

A partir daí, um jogo que se desenhava todo para a França passou a se equilibrar. A velocidade de Welbeck, que jogou com bastante liberdade, atrapalhava a lenta zaga francesa. Oxlade-Chamberlain seguia agredindo pela esquerda.

O domínio inglês chegou a seu auge aos 29 minutos. Gerrard cruzou na cabeça de Lescott que subiu sozinho e abriu o placar.
Com o gol, o English Team parou de pressionar e passou a esperar a França em seu campo, algo que os ingleses se arrependeriam quando, aos 38', Nasri recebeu na entrada da área e, com espaço para pensar, arriscou de fora da área, empatando o jogo.

Como no gol inglês, o empate da França mudou o equilíbrio do jogo, que passou a ser dominado novamente pelos Bleus. Benzema e Ribéry tiveram chances de virar antes do fim do primeiro tempo.


Placar não muda

No segundo tempo, a França voltou melhor, confiando mais no craque Ribéry pela esquerda e contando com Benzema e Nasri mais ligados.

O que se viu foi um massacre francês na etapa complementar, com os Bleus puxando o English Team para dentro de sua própria área e abafando as possibilidades de contra-ataque.

Benzema e Nasri fizeram bela tabelinha, com o atacante obrigando Hart a fazer bela defesa, na melhor chance francesa nesse período.

À Inglaterra, restou a ligação direta com Welbeck ou Young, que não são conhecidos pelo domínio de bola. Com isso, a França dominou as ações, em um jogo de ataque contra defesa.

Obrigados a marcar e a atacar, os jovens do English Team cansaram. Oxlade-Chamberlain e Young, que fizeram ótimo primeiro tempo, não eram mais os mesmos.

Incansável, Welbeck seguia tentando a sorte sozinho. Nem a entrada de Defoe ajudou o jovem atacante do Manchester United, facilmente anulado na segunda etapa.

Apesar do domínio territorial, faltou à França mais poder de decisão, com o preciosismo reinando nas finalizações de Ribéry e Benzema. Tanto que um dos lances mais perigosos foi o do volante Cabaye, que quase fez um golaço de fora da área.

Com o tempo acabando, os franceses também cansaram do ritmo incessante, abrindo espaços para um último suspiro de ataque do adversário, mal aproveitado pelo inglês.FICHA TÉCNICA

FRANÇA (1)
Lloris, Debuchy, Rami, Mèxes e Evra; Cabaye, Diarra e Nasri; Malouda, Ribéry e Benzema Técnico: Laurent Blanc

INGLATERRA (1)

Hart, Johnson, Terry, Lescott e Ashley Cole; Parker, Gerrard, Milner e Oxlade-Chamberlain; Young e Welbeck Técnico: Roy Hodgson

Por: Cláudio Henrick - @clauddiohenrick