20/07/2012

Em seu último teste, Brasil vence o Reino Unido.

Com atuação morna, a Seleção Brasileira venceu o amistoso contra o Reino Unido antes da estreia no Torneio Olímpico

O Brasil obteve uma confortável vitória por 2 a 0 sobre o Reino Unido nesta sexta-feira em Middlesbrough, no último teste antes da estreia no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres. Os gols foram de Sandro e Hulk, cobrando pênalti, ainda no primeiro tempo.

Com uma equipe bastante entrosada, formada quase que em sua totalidade com jogadores acostumados a defender a Seleção principal, o Brasil não teve dificuldades contra o "catadão" que foi feito para representar o Reino Unido na Olimpíada. O combinado formado por jogadores ingleses e galeses não mostrou entrosamento, o que preocupa quanto ao desempenho do time britânico no torneio.

A prova da falta de sintonia entre os jogadores da equipe do técnico Stuart Pearce foi vista logo no início da partida, quando Neymar desperdiçou uma grande chance após indefinição entre o zagueiro Tomkins e o goleiro Steele. O atacante brasileiro chutou por cima do gol.

Neymar inclusive merece um páragrafo a parte. Jogador talentosíssimo, ainda não entendeu que o futebol é um jogo de contato físico e que na Europa, diferentemente do Brasil, não é qualquer choque dentro da área que acaba sendo interpretado como pênalti. No primeiro tempo, ao tentar passar por um defensor, perdeu limpamente a bola e se atirou ao solo. Como o árbitro não marcou a falta ficou estirado na grande área, como se estivesse sofrido uma pancada que lhe obrigasse a deixar a partida.

Quando o camisa 11 da Seleção Brasileira entender que será mais últil de pé do que caindo pelo gramado, poderá quem sabe ser aclamado como o melhor jogador do mundo. Pois talento tem para isso.
O Brasil abriu o placar através de Sandro, que completou de cabeça uma bela jogada ensaiada em falta cobrada por Hulk. O jogador do Porto, inclusive, foi a peça mais ativa da Seleção Brasileira. Se movimentou bem, finalizou e criou grandes oportunidades para seus companheiros.

 


Com a vantagem do Brasil, o jogo caiu em um marasmo. Quebrado aos 33 minutos quando Hulk foi derrubado pelo estabanado Richards. Pênalti marcado e convertido por Neymar. Na comemoração, o jogador fez uma careta para a torcida e foi advertido verbalmente pelo árbitro. Aprendeu com isso outra lição, a de que deve respeitar o torcedor adversário.

A seleção do Reino Unido só criou duas oportunidades durante toda a partida, ambas no segundo tempo. As duas em jogadas pela esquerda criadas por Rose, aproveitando espaços deixados por Rafael. Em um dos cruzamentos o meia Sinclair chegou a concluir para boa defesa de Rafael Cabral, embora a jogada tenha sido parada por impedimento. Lances que irritaram o técnico Mano Menezes.

O setor defensivo ainda merece atenção do treinador brasileiro. Embora conte com Thiago Silva, a outra peça da dupla defensiva é o jovem Juan. O jogador não conseguiu encontrar o ritmo ideal. Os laterais deram generosos espaços, que poderiam ser muito bem aproveitados por uma equipe mais bem entrosada.

A outra coisa que pode ter incomodado ao treinador, e que certamente incomodou quem assistiu ao amistoso, foi a atuação nula de Paulo Henrique Ganso. O meia, que substituiu Leandro Damião no segundo tempo, poderia mostrar a todos que pode ser decisivo mas se limitou em tocar para os lados. A impressão é que aquele jogador de início brilhante no Santos, é uma lembrança cada vez mais remota.

A Seleção Brasileira não jogou mal, porém pode apresentar mais pelos jogadores que pode colocar em campo. A expectativa que fica é que a equipe evolua no decorrer da primeira fase do torneio olímpico, onde terá como adversários os frágeis Egito, Bielorússia e Nova Zelândia

FICHA TÉCNICA

REINO UNIDO 0 x 2 BRASIL
Local: Riverside Stadium, Middlesbrough (ING)
Data-Hora: 20/7/2012 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Clement Turpay (ING)
Cartão amarelo: Richards (GBR)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Sandro 11'/1ºT (0-1); Neymar 33'/1ºT (0-2)
REINO UNIDO: Steele (Butland, intervalo), Richards (Dawson 29'/2ºT), Taylor, Tomkins (Caulker, intervalo) e Bertrand (Sinclair, intervalo); Rose, Allen, Cleverley e Giggs (Ramsey 18'/2ºT); Bellamy (Sordell 18'/2ºT) e Sturridge - Técnico: Stuart Pearce.
BRASIL: Rafael Cabral, Rafael da Silva, Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro 34'/2ºT); Sandro (Danilo 39'/2ºT), Rômulo e Oscar (Lucas 22'/2ºT); Hulk (Ganso 23'/2ºT), Neymar e Leandro Damião (Pato 28'/2ºT) - Técnico: Mano Menezes.

Por Alexandre Máximo
Fonte : Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/selecao/ultimo-Brasil-vence-Reino-Unido_0_740326102.html#ixzz21DMTbmW5
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!