27/06/2012

Espanha bate Portugal nos pênaltis e decidirá bi consecutivo inédito

Espanha bate Portugal nos pênaltis e decidirá bi consecutivo inédito

A Espanha derrotou Portugal nos pênaltis por 4 a 2, e se garantiu viva na busca pelo terceiro título continental, em partida disputada nesta quarta-feira na Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia, após 120 minutos de empate sem gols.

Na decisão de tiros da marca penal, João Moutinho e Bruno Alves perderam para Portugal, enquanto Cesc Fabregas fez o quarto gol espanhol, selando a classificação. O astro Cristiano Ronaldo, que seria o último cobrador luso, nem chegou a participar da disputa.

Com a vitória, os espanhois se igualam a Alemanha Ocidental, que era a única a ter conseguido emplacar duas finais de Euro e uma de Copa do Mundo na sequência. O feito dos alemães aconteceu em 1972, 1974 e 1976.

Além disso, a equipe completou nove jogos consecutivos sem tomar gols em mata-matas em Eurocopa e Copa do Mundo. O último gol sofrido foi na Copa do Mundo de 2006, na derrota por 3 a 1 para a França.

O jogo foi de poucas chances de gols em seus 90 minutos. O primeiro chute em direção ao gols só saiu na metade do segundo tempo. No fim da etapa inicial, Cristiano Ronaldo teve a chance de dar vitória aos lusos, perdendo aos 45 minutos, oportunidade na cara de Casillas.

Na prorrogação, a Espanha foi quem teve as grandes chances oportunidades. Iniesta, após linda jogada de Pedro, parou em grande defesa de Rui Patrício, aos 13 minutos da primeira etapa. No lance seguinte, Sergio Ramos foi quem esteve perto de marcar.

Nas escalações, novidades nos ataques, com Hugo Almeida confirmado na vaga do lesionado Hélder Postiga, e Alvaro Negredo ganhando a posição de centroavante. Nos espanhois, a surpresa foi maior, já que o atacante do Sevilla não havia começado nenhuma partida da competição.

Os jogo começou com um grande susto para os campeões europeus e mundiais logo no primeiro minuto. Em escanteio cobrado pelo lado direito do ataque luso, Miguel Veloso cobrou de forma direta e obrigou Casillas a fazer grande defesa.

A partir daí, ficava claro que a Espanha colocaria em prática seu futebol de velocidade, além toques curtos e rápidos para chegar ao ataque. Aos oito minutos, após boa trama da 'Fúria', Iniesta invadiu a área, passsou para Negredo que se enrolou, mas conseguiu servir Arbeloa, que chutou forte, por cima do gol.

As duas equipe passaram a fazer um primeiro tempo de cautela, ambas jogando no contra-ataque. Em Portugal, com a ideia fixa de procurar Cristiano Ronaldo, que após algumas jogadas bem aberto na direita, apareceu bem aos 30 minutos, quando marcado por três espanhois, conseguiu finalizar bem, tirando tinta da trave de Casillas.

No segundo tempo, as duas seleções voltaram sem substituições e com postura parecida e com cada vez mais clara a dificuldade dos espanhois de escapar da forte marcação imposta pelos comandados de Paulo Bento, que apresentavam duas linhas de quatro na marcação ofensiva.

Aos 8 minutos, Vicente de Bosque decidiu retomar o esquema sem um atacante de ofício em campo, tirando Negredo da equipe e lançando Cesc Fabregas, que voltaria a fazer o papel de "falso 9" da equipe, como aconteceu em todas as partidas da Espanha no torneio, pelo menos por alguns minutos.

Mesmo com a mudança, foi Portugal que seguiu atacante com mais intensidade, apesar de não conseguir levar grande perigo ao gol de Casillas. Contudo, o domínio luso deve ter motivado a segunda substituição logo aos 15 minutos, quando o apagado David Silva deu lugar a Jesús Navas.

A falta de oportunidades fez Xabi Alonso ousar aos 21 minutos. Com o goleiro Rui Patricio adiantado, o meia do Real Madrid tentou marcar de cobertura em uma falta da sua intermediária, que acabou indo para fora. No lance seguinte, após cochilo da zaga lusa, Xavi deu o que foi o primeiro chute em direção ao gol em toda a partida.

Os minutos iniciais da partida foram de muita cautela, com as duas equipes, provavelmente, vislumbrando a disputa da prorrogação. Aos 35, Portugal deu sua cartada ofensiva colocando o jovem Nélson Oliveira no lugar de Hugo Almeida. Aos 41, Del Bosque fez sua última mexida, lançando Pedro no lugar de Xavi.

Aos 45, os portugueses tiveram sua melhor opção, quando Cristiano Ronaldo recebeu bola limpa na entrada da área, após contra-ataque fulminante. Porém, o astro do Real Madrid bateu mal na bola, jogando por cima da trave, decretando a ida para a prorrogação.

Como era de se esperar, a prorrogação pintou com ainda menos ousadia por parte das duas seleções. Os espanhois passaram a jogar quase todos no campo de ataque, trocando passes, enquanto os portugueses esperavam um erro do adversário para se lançar ao ataque.

O grande lance do tempo extra aconteceu aos 13 minutos da prorrogação, quando Rui Patricio foi obrigado a fazer uma grande defesa. Após bela jogada de Pedro pela direita, a bola chegou a Iniesta que bateu bem, mas parou nas mãos do arqueiro luso. Dois minutos depois, Sergio Ramos acertou bela cobrança de falta, por cima do gol de Rui Patricio.

No intervalo da prorrogação, Paulo Bento fez sua segunda substituição, com a entrada de Custódio, no lugar de Miguel Veloso. A ideia de marcar ainda mais forte era evidente. Mesmo assim, aos cinco do segundo tempo, Navas apareceu bem na área e bateu forte para outra boa defesa de Rui Patricio.

Na decisão por pênaltis, os dois goleiros voltaram a aparecer bem, cada um defendendo uma cobrança - Rui Patricio pegou o primeiro tiro espanhol, de Xabi Alonso, e Casillas a primeira portuguesa, cobrada por João Moutinho. Bruno Alves, desperdiçou a quarta penalidade dos lusos e Fabregas selou a classificação espanhola.



Ficha técnica:.

Portugal: Rui Patricio; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Miguel Veloso (Custódio), Raúl Meireles (Varela), Moutinho, Nani e Ronaldo; Hugo Almeida (Nélson Oliveira). Técnico: Paulo Bento.

Espanha: Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Alba; Busquets, Alonso, Xavi (Pedro), Iniesta e Silva (Navas); Negredo (Fabregas). Técnico: Vicente del Bosque.

Arbitragem: Cuneyt Cakir (Turquia), auxiliado por seus compatriotas Bahattin Duran e Tarik Ongun.

Cartões amarelos: Fabio Coentrão, Pepe, João Pereira, Bruno Alves e Miguel Veloso (Portugal); Sergio Ramos, Sergio Busquets, Arbeloa e Xabi Alonso (Espanha).

Pênaltis: Portugal: Pepe e Nani converteram - Moutinho e Bruno Alves erraram; Espanha: Iniesta, Piqué, Sergio Ramos e Fabregas converteram - Xabi Alonso errou.

Estádio: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia).

Corinthians-AL é campeão sub - 15 e sub - 18







O Corinthians Alagoano se consagra como  o grande arrebatador de títulos no futebol amador de Alagoas nesta temporada, entre os clubes com representação profissional.


SUB - 15:


O titulo dos garotinhos da sub -15 foi conquistado na manhã desta quarta (27), no estádio Teotônio Vilela, em Viçosa. O time da Via Expressa venceu o Comercial por 4 x 0. No jogo de ida em Maceió, o timão alagoano venceu por 6 x 2.


Os 4 gols de hoje foram marcados por Wesley, Matheus, James e Álvaro.


CAMPANHA DO CORINTHIANS NA  SUB - 15 :
O Corinthians disputou 10 jogos, venceu 9 e empatou 1, sendo campeão invicto. A equipe somou 28 pontos ao longo da competição. O ataque foi o mais positivo, marcou 49 gols, tendo a sua defesa tomado apenas 5 gols. 


SUB 18:
(Jogadores do SUB - 18)
Foto - Roque Júnior 

Depois da conquista do sub - 15 nesta manhã , a equipe do sub - 18 não fez diferente e ficou com o título do sub - 18. O jogo foi realizado na tarde desta quarta na Cidade de São Sebastião, o time venceu os garotos do ASA por um placar de 2 x 1 .


O Alvinegro arapiraquense abriu o marcador através de Alec. O Corinthians virou com Fernando e Víctor Obina. Na primeira partida o time da Via Expressa venceu o ASA em Maceió por 1x0.


CAMPANHA DO SUB - 18:


O Corinthians jogou 13 vezes. Venceu 10, empatou uma e perdeu 2 partidas. Marcou 29 gols e sofreu 9, com um percentual de 79,49% de aproveitamento.


NOVIDADE:


A Federação Alagoana de Futebol conquistou o direito de ter duas vagas na Copa São Paulo/2013, por isso, ASA e Corinthians serão os representantes de Alagoas nesta importante competição nacional.




A EQUIPE DO REPORTESPORTS PARABENIZA O CORINTHIANS ALAGOANO PELO OS TÍTULOS.




Da Redação ReporteSports, com Ascom FAF.



Galo mudou em 5 posições desde o início da Série B



O técnico do CRB, Roberto Fonseca, só repetiu a equipe em três das sete rodadas do Brasileiro da Segunda Divisão. Da estreia contra o Bragantino até esboço do time para o confronto deste sábado (30), diante do Criciúma, em Santa Catarina, o treinador promoveu cinco mudanças.
Aos poucos, os reforços foram sendo incorporados ao time e a base campeã estadual foi modificada. Saíram do time os zagueiros Filipe e Ítalo, além dos volantes Everton Luiz e Daniel – que até deixaram o clube – e do atacante Rodrigo Dantas.
O centroavante, inclusive, perdeu espaço no elenco e não vem sendo aproveitado no banco de reservas na maioria dos jogos. Por outro lado, quem recuperou terreno foi o volante Roberto Lopes.
Ele foi encostado no grupo durante o Estadual, mas agora vai completar o quarto jogo entre os titulares. Pela formação testada no coletivo desta terça-feira (26), na Pajuçara, Fonseca deve escalar o meio-campo para a próxima partida com Roberto, Gercimar e Geovani. O meia recuperou a condição de titular na última rodada, contra o São Caetano. Paulo Victor começou bem, mas caiu de produção nos últimos jogos e o treinador apostou na experiência de Geovani.
Entre o céu e o inferno
O ala Elsinho é um dos xodós da torcida regatiana, mas ainda precisa provar sua utilidade ao técnico do CRB. Ele começou a Série B entre os titulares, mas já foi para o banco na segunda rodada, contra o América-MG. Não atuou diante do Goiás e voltou à equipe no duelo com o Atlético-PR, marcando um gol e dando uma assistência na vitória por 2 x 0, no Rei Pelé. Muito elogiado pelo treinador após a partida, atuou na derrota para o ABC por 4 x 2 e foi barrado na última rodada, diante do São Caetano.
Agora, ele retorna ao time contra o Criciúma e espera recuperar seu espaço. Apenas um jogador disputou todas as partidas do Galo na Série B em sete rodadas. Contratado junto ao Mogi Mirim, o goleiro Anderson é titular absoluto da equipe.
Intocáveis
Os zagueiros Rodrigão, Rogelio e Ednei sempre foram titulares de Fonseca, assim como Jadilson. Rodrigão e Jadilson só não foram escalados quando precisaram cumprir suspensão ou por causa de lesões. Rogelio e Ednei foram contratados no decorrer da competição e, desde a estreia, participaram de todos os jogos do Galo. Com a chegada de Thiago Gomes, o trio defensivo pode mudar por questões técnicas pela primeira vez.
No primeiro coletivo para o jogo contra o Criciúma, Fonseca escalou o CRB com: Anderson; Ednei, Rogelio e Rodrigão; Elsinho, Gercimar, Roberto Lopes, Geovani e Jadilson; Ricardinho e Preto.

Veja todas as escalações do CRB até agora na Segundona:
CRB 0 x 2 Bragantino
Time- Anderson; Filipe, Rodrigão e Ítalo; Elsinho, Everton Luiz, Daniel, Geovani e Jadilson; Wanderley e Rodrigo Dantas.

America-MG 4 x 0 CRB
Time - Anderson; Filipe, Rodrigão e Ednei; Everton Luiz, Gercimar, Daniel, Geovani e Jadílson; Wanderley e Preto.

CRB 3 x 1 Guaratinguetá
Time - Anderson; Ednei, Rogélio e Rodrigão; Elsinho, Gercimar, Everton Luiz, Paulo Victor e Jadilson; Preto e Wanderley.

Goiás 1 x 0 CRB
Time - Anderson; Ednei, Rodrigão e Rogélio; Elsinho, Everton Luiz, Gercimar, Paulo Victor e Jadilson; Wanderley e Preto.

CRB 2 x 0 Atlético-PR
Time – Anderson; Rogelio, Rodrigão e Ednei; Elsinho, Roberto Lopes, Everton Luiz, Paulo Victor e Jadilson; Wanderley e Preto.

ABC 4 x 2 CRB
Time - Anderson; Ednei, Rogelio e Filipe; Elsinho, Roberto Lopes, Everton Luís, Paulo Victor e Jadílson; Wanderley e Preto.

CRB 2 x 2 São Caetano
Time: Anderson; Ednei, Rodrigão, Rogelio e Gleidson; Roberto Lopes, Gercimar, Carlos Magno e Geovani; Preto e Edson Reis.

Por Victor Melo - Mais.AL