13/07/2012

Estudante que representou o Brasil retorna a Alagoas

O alagoano Luan Celi está de volta a Maceió, após participar de revezamento da Tocha Olímpica



Único estudante brasileiro a participar do revezamento da tocha olímpica na cidade inglesa de Nottingham, no último dia 28, o alagoano Luan Celi está de volta a Maceió. O jovem foi selecionado para participar do evento por meio do Programa Inspiração Internacional, do qual participou quando era estudante de Ensino Médio da Escola Estadual Romeu de Avelar.

De volta a Alagoas desde o dia 6, Luan está empenhado em desenvolver novas ações para o fortalecimento do esporte no Estado. Na última quarta-feira (11), o jovem líder do Programa Inspiração Internacional reuniu os professores da Escola Estadual Romeu de Avelar para contar sua experiência no exterior e agradecer o apoio e incentivo da unidade de ensino.

“Ainda não caiu a ficha sobre tudo o que eu vivi em Londres, mas sei que a experiência foi muito rica e grandiosa. Eu estava lá com mais 19 jovens líderes, cada um com uma bagagem cultural diferente, expondo as dificuldades encontradas em seus países. Mesmo com os problemas individuais, é muito bonito e inspirador ver a união de tantas nações em prol de um único objetivo, o de fortalecer o esporte no mundo”, vibrou Luan.

Acompanhado de sua professora de Inglês e tutora no programa, Niedja Balbino, Luan se dedicou inteiramente às atividades internas do evento. Segundo o estudante, agora universitário do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as gincanas, solenidades e debates promovidos desenvolveram o espírito de liderança e iniciativa dos jovens líderes.

“Pretendo continuar com minhas obrigações dentro do programa e desenvolver novas ideias para o fortalecimento do esporte no meu estado”, destacou.

Atividades

Durante os sete dias em que passou na Inglaterra, Luan Celi participou de diversas atividades de integração, além de visitar e conhecer o funcionamento das três escolas parceiras do Brasil no Inspiração Internacional: Joseph Whitaker, Serlby Park e Tuxford.

A semana incluiu, além do revezamento da tocha, a comemoração do Dia Mundial do Esporte, onde os jovens participaram de atividades lúdicas, visita ao Escritório do Conselho Britânico seguida de competição em dupla entre os participantes com vitória da companheira de Luan e gincana esportiva em Lords Cricket Ground, com direito a um passeio pelas dependências do local.

Além disso, Luan foi um dos dois jovens escolhidos para falar sobre o impacto do programa em suas vidas e as ações que desenvolvem localmente no encontro de patrocinadores na Associação Olímpica Britânica. O estudante alagoano também foi selecionado para conceder entrevista a vivo nos estúdios da CNN de Londres e na descida dos aros olímpicos da Tower Bridge, para Unicef.

“Foi tudo muito puxado e proveitoso. Luan sempre era escolhido para as apresentações e momentos de entrevista por ser muito extrovertido, o que fazia com que eu também estivesse sempre ocupada revisando os textos para as entrevistas, principalmente porque eram em inglês”, lembrou Niedja.

Programa

Luan Celi foi selecionado por meio do Programa Inspiração Internacional, uma iniciativa da Embaixada do Reino Unido no Brasil onde escolas brasileiras e britânicas participaram de um intercâmbio para o incentivo e ampliação do acesso à prática esportiva entre crianças e jovens. Na Romeu de Avelar, o estudante atua na escola como voluntário em diversos tipos de ações que envolvem papéis de liderança, mas prioritariamente em treinos e competições esportivas.

Com o lema “agir localmente pensando globalmente”, o programa busca jovens que colaborem com a disseminação do esporte, cultura e cidadania através de eventos e atividades voluntárias, como recreação, competições e eventos em geral.


Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário