20/09/2012

CRB: 100 anos de glórias, amor e paixão.

Foto: PARABÉNS GALO !

100 ANOS de muitas histórias, conquistas, jogos difíceis, jogos surpreendentes, hoje o Clube de Regatas Brasil (CRB), um dos clubes mais amado de ALAGOAS, completa 100 anos , Centenário de lutas e muitas glórias. Parabéns GALO, parabéns torcida regatiana :D 

Galo eu te amo! Sou apaixonado por você!
Galo eu te amo! E sem você não sei viver! (8).

Deixe sua mensagem de parabéns e declare seu amor pelo  CRB.

Por João Victor, com CRB
Colaboração - Caio César


20 de setembro de 2012, o dia do centenário do Clube de Regatas Brasil (CRB), time querido por todos, que contém de um elenco maravilhoso e de uma torcida sensacional que deixa qualquer um alucinado pelo time. 

O Reporte Sports hoje traz pra você internauta um pouco da história do galo e um bate papo com alguns jogadores. Vamos começar conhecendo mais um pouco do Clube de Regatas Brasil, por onde tudo começou no ano de 1911, confira:


Clube de Regatas Brasil

É mais conhecido por CRB e carinhosamente chamado de Galo por sua vibrante e apaixonada torcida.
É o maior clube esportivo de Alagoas, sua sede encravada no belíssimo bairro da Pajuçara, que é um dos cartões postais da capital dos alagoanos.
O Futebol é a sua principal atividade. O seu maior patrimônio é a sua imensa e fiel torcida. Destaca-se também no Vôlei brasileiro, com hegemonia absoluta nos cenários feminino e masculino locais, tendo conquistado o maior feito em 1969, ao sagrar-se campeão sul-americano feminino em Santiago do Chile. O clube ainda possui títulos de basquete, futsal, handebol, entre outras modalidades esportivas.

O início de tudo

Sua história teve início no ano de 1911, com a fundação em Maceió, do Clube Alagoano de Regatas. A jóia para sócios era de mil réis e a mensalidade de quinhentos mil réis. Sua sede ficava situada na Rua do Comércio, 138. Apesar de se chamar Clube Alagoano de Regatas, não havia yoles, nem baleeiras, nem remadores. Possuía um punhado de bravos rapazes que desejavam criar um clube esportivo em Alagoas.
Entretanto, a pequena receita com jóias e mensalidades impedia o progresso do clube. Entre os seus fundadores estavam os jovens Lafaiete Pacheco, Antônio Bessa, Celso Coelho e Alexandre Nobre. Na tentativa de elevar a receita do clube, Lafaiete Pacheco tentou junto aos companheiros um aumento nas mensalidades, mas a idéia não foi aceita pela maioria. Dessa falta de entendimento, nasceu o CLUBE DE REGATAS BRASIL.

Como foi

Lafaiete Pacheco procurou Antônio Vianna e explicou sua idéia de criar um clube de regatas na praia de Pajuçara. Juntos convidaram outros sete rapazes e assim no dia 20 de setembro de 1912, na rua Jasmim, foi fundado o Clube de Regatas Brasil.

Ata de Fundação

Além de Lafaiete Pacheco e Antônio Vianna, assinaram a ata de fundação os seguintes desportistas: João Luiz Albuquerque, Waldomiro, Pedro Cláudio Duarte, Tenente Julião, Agostinho Monteiro, Francisco Azevedo Bahia e João Viana de Souza.

Ao remo

Os primeiros passos do clube foram dados na regata. Assim, através de Lafaiete Pacheco o CRB comprou, em Santos, por 200 mil réis sua primeira yole. Os sócios contribuíram com 100 mil réis e os outros 100 mil foram tomados emprestados. O dinheirofoi remetido através do Banco de Pernambuco e a yole chegou no navio Itapetinga. A primeira garagem foi no quintal da casa de Antônio Vianna.
Os treinamentos eram realizados no trajeto marítimo da Ponta Verde para Pajuçara. A compra do oito com patrão sensibilizou os desportistas maceioenses e logo conseguiram novos associados como Domingos Souza, Francisco Quintela, Pedro Lima, Homero Viegas, Eduardo Silveira e mais alguns, que aos poucos, foram formando a grandeza do clube.

O futebol

Foi introduzido no clube de maneira totalmente natural. Antes e depois dos treinamentos para as regatas um grupo de atletas ficava batendo bola, os conhecidos ?rachas?. Essa brincadeira foi tomando vulto e a partir daí surgiu a necessidade de um espaço próprio para a prática do futebol.

O Estádio

O local escolhido foi o mesmo onde hoje se encontra o Estádio Severiano Gomes Filho, o Estádio da Pajuçara. O terreno pertencia à Dona Maria Torres, que arrendou o terreno para o clube por 300 mil réis. Em 1917 começam as obras de construção do estádio. No dia 2 de maio, realiza em Maceió, seu primeiro jogo interestadual, contra o Flamengo de Recife. Em 1921 é inaugurado o primeiro lance de arquibancadas do estádio da Pajuçara, contra o Centro Sportivo de Peres, de Recife.

As Glórias

Foi o primeiro campeão de Alagoas em 1927, a partir daí começa uma trajetória de grandes conquistas e vitórias do Clube de Regatas Brasil. São 25 títulos estaduais. Em 1993 foi campeão do Torneio de Acesso a Série B e em 1994 é vice-campeão da Copa Nordeste.

Os ídolos

Estão entre seus maiores ídolos: Haroldo Zagallo (pai do jogador e técnico Zagallo), Miguel Rosas, Mourão, Canhoto, Pompéia, Silva, Joãozinho Paulista, César, Roberval Davino, Roberto Menezes, Arnaldo Lyra, Marquinhos Paraná, Kazú, Toni, Aloisio e Jadilson.

Simbolos:
Mascote 
  • Mascote

    Pássaro Galo de Campina

    Bandeira

    Bandeira oficial

    A bandeira do C.R.B. é formada por um retângulo branco com duas listras vermelhas que se cruzam no centro. No canto superior esquerdo existe o desenho de uma bóia salva-vidas com dois remos cruzados, fazendo uma referência ao início da história do CRB no remo, com a sigla do clube também na cor vermelha.

    Escudo

    O escudo é formado por um emblema com fundo branco e orlado de vermelho. As duas listras vermelhas entrecruzadas na parte superior fazem referência à bandeira do clube. Na parte inferior as letras da sigla CRB possuem cor vermelha e acompanham o perfil do escudo.
    JOGO IMPORTANTE:

    Durante este ano um jogo que ficou marcado como mais importante foi contra o Joinville no estádio Rei Pelé, uma virada histórica que deixou todos os regatianos emocionados, arrepiados, o show da torcida deixou todos que estavam no Rei Pelé arrepiados, afinal em um jogo tão disputado, e de um empate , acabar com uma virada sensacional.
    PAPO COM A GALERA REGATIANA:

    A equipe do REPORTESPORTS conversou com o cronista do RS e torcedor fiel do CRB , Caio César, ele nos conta do amor que sente ao galo.

    REPORTESPORTS: Quando você começou a torcer pelo CRB ?

    Caio: Comecei a torcer a partir do meus 6 anos com o meu avô me incentivando

    RS: Quais são seus jogadores preferidos ?
    Caio: meus jogadores preferidos são Aloisio Chulapa e Jadilson
    RS: O que você espera nessa reta final do galo, pra essa série B ?
    Caio: O que eu espero é que o galo possa sair dessa situação ruim no campeonato e de a voltar por cima no ano que vem de novo na série B
    RS: Uma mensagem a massa regatiana nesses 100 anos ?
    Caio: Uma mensagem pra galera do galoo- Não sei o que falar,mais só espero que todos os torcedores continuem sempre apoiando o galo nos melhores e nos piores momentos pois o galo precisa dessa massa regatiana.

    Conversamos também com Ballack Souza, Jogador de Futebol da Seleção Alagoana universitária fizemos os mesmos questionamentos a ele, confira:
    REPORTESPORTS: Quando você começou a torcer pelo CRB ?
    Ballack: Comecei a torce a 2 anos atrás mais ou menos, meu colega me levou pra o jogo e me apaixonei por esse clube.
    RS: Quais são seus jogadores preferidos ?
    Ballack: Roberto Lopes por ser volante, e Aloisio Chulapa eterno.
    RS: O que você espera nessa reta final do galo, pra essa série B ?
    Ballack: O que você espera nessa reta final do galo, pra essa série B ? espero um melhor rendimento dos atletas dentro de casa, pois nosso grupo não é ruim, só que é fases do futebol. e vamos escapar dessa posição incomoda.
    RS: Uma mensagem a massa regatiana nesses 100 anos ?
    Ballack: não desistam desse time de maneira alguma, agora nesse momento difícil é a torcida que tem que apoiar tem que mostrar sua força, torcida não é só pra alegrias e sim na horas difíceis também, vamos mostrar que esses 100 anos não passaram em vão nossa torcida e nossa paixão nunca vai se apagar.

    E para encerrar nossa matéria especial, confira a nossa Galeria Regatiana com declarações de amor ao CRB:

    ''HOJE É UM DIA ESPECIAL PARA TODOS OS REGATIANOS , É NESTE DIA QUE O MAIOR DE ALAGOAS COMPLETA SEUS 100 ANOS.SOU MUITO GRATO A TORCER POR ESSE TIME QUE JÁ MIM DEU MUITAS ALEGRIAS ! TENHO ORGULHO DE SER REGATIANO SEM O CRB NA MINHA VIDA SERIA UMA VIDA MUITO CHATA ... ALAGOAS HOJE ESTAR EM FESTA , PARABÉNS CRB ! GALO EU TE AMO (8)''
    Alexandre Máximo, cronista do CRB aqui do REPORTESPORTS.

    ''É meu Clube de Regatas Brasil, você está completando 100 anos de glórias, tristezas .. de tudo um pouco, fico feliz por presenciar seu 1° centenário, e que as outras pessoas que estarão vendo vocês daqui a 100 anos tenham o mesmo orgulho que eu e todos os outros Regatianos temos de vocês hoje. Pode passar mais 10 anos sem um titulo qualquer, mas minha admiração por vocês não vai mudar. Pra mim não importa se somos a maior torcida do estado ou não, o que importa é esta no estádio te apoiando sempre, e levar o nome do nosso estado ALAGOAS por esse Brasil a fora. Parabéns meu CRB, e que seja o 1° centenário de muitos que ainda estão por vim.''
    Mariana Lins, torcedora fanática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário