O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio (foto), esteve em São Luís no último domingo para acompanhar a decisão da Série D, entre Sampaio Corrêa e Crac. Na ocasião, o dirigente aproveitou para anunciar mudanças na fórmula de disputa da Quarta Divisão Nacional.
- O modelo atual já é um grande avanço, com dois grupos de 10 e a Série C terá a fórmula de disputa mantida. Mas a Série D vai ter uma mudança, com a redução para 32 clubes e ainda vamos definir como será a divisão dos grupos – disse Elísio.
Criada em 2009, nos primeiros dois anos a Série D era disputada por 40 clubes, divididos em 10 grupos, cada um com quatro times. Em 2011, a competição sofreu a sua primeira mudança, tendo apenas oito grupos, cada um com cinco times e os dois melhores se classificando para as oitavas-de-final.
A definição de quais Estados perderão vagas na Série D acontecerá somente durante a semana, quando Virgílio Elísio pretende anunciar a nova fórmula de disputa. Até o momento, apenas seis clubes já garantiram vaga na Série D de 2013.
O Maranhão representará o Estado homônimo, pois foi vice-campeão estadual, e o Sampaio, que foi campeão em 2012, conquistou o acesso para a Série C. Os campeões amazonense, tocantinense e sul-mato-grossense, Nacional-AM, Gurupi e Águia Negra, também já estão garantidos na próxima edição do torneio, assim como Tupi-MG e Guarany de Sobral-CE, rebaixados nesta edição da Série C.
Globo Esporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário