09/03/2013

Timão sofre, mas vence Ituano em casa


Por: Cláudio Henrick


A saudade era mútua. Os jogadores do Corinthians sentiam falta do calor da torcida no estádio do Pacaembu e os torcedores sentiam falta de empurrar o time. Essa foi a primeira partida do Timão como mandante após o jogo diante do Millonarios (COL) (vitória por 2 a 0), que teve os portões fechados por conta da punição da Conmebol em razão da morte do torcedor boliviano Kevin Espada.

Mesmo com o dilúvio que atingiu São Paulo, o fogo dos fanáticos não foi por água abaixo e não pararam de cantar nem por um segundo...

Dentro de campo, por causa da longa viagem após o jogo contra o Tijuana, no México, o técnico Tite poupou os titulares. Chicão fez a sua primeira partida na temporada após artroscopia no joelho esquerdo. Mas, o mais visado era Emerson Sheik, que precisava mostrar serviço. O camisa 11, que por conta das faltas, atrasos e mau desempenho, poderia estar com "água no pescoço", teve boa atuação no primeiro tempo, se deslocando e dando assistência.

A forte chuva foi bem escoada pelo gramado, mas, mesmo assim, as principais jogadas sairam em jogadas aéreas, de bola parada, ou em erros individuais. E, foi assim que o Timão foi às redes. Após falha na saída de bola de Marcinho Guerrero, Sheik dominou, olhou, esperou, cruzou e Edenilson, que mandou para o gol aos 16 minutos.

Mas, o Ituano respondeu rápido e empatou com Cleber, após cabeçada e erro de Felipe, que ficou a ver navios...

Douglas, armador da equipe, esteve muito lento e errou muitos passes. Já o beque Felipe, que levou uma pancada na cabeça, entrou, involutariamente, no "clima do jogo" e teve de colocar uma touca de nadador. E, pôde ver, em campo, o belo gol de Guilherme, de longe, com um chute a 112 km/h, aos 36.
Mas, novamente, após jogada área, Luciano recebeu bola atrás da zaga e empatou o jogo, quatro minutos depois do gol corintiano...

A zaga do Corinthians, a cada bola alçada, chegou com o "timing" errado e sempre teve problemas. Na saída para o intervalo, os jogadores reclamaram do posicionamento do setor defensivo e a falta de entrosamento.

Na etapa final, a chuva veio com menos intensidade, deixando o jogo melhor. O técnico Tite, que relacionou Alexandre Pato, optou pelo camisa 7 para tentar o terceiro gol. Com isso, tirou Igor e passou Jorge Henrique para a lateral esquerda. O atacante, bastante aplaudido na entrada ao campo, logo no primeiro lance quase foi às redes, após passe longo que o goleiro interceptou. Depois, em belo chute de fora da área, que passou "secando" a trave esquerda do goleiro Vagner.

O Timão permaneceu na pressão para acabar com a sequência de cinco empates seguidos no Campeonato Paulista (Botafogo-SP, São Caetano, Palmeiras, Bragantino e Santos), mas não passou do "Uhhh". Já o Ituano chegou com perigo ao acaso, em lances de bola parada.

Mas, o jogo esquentou nos minutos finais. Pato entrou na área e dividiu com o corpo com o zagueiro. O árbirto (mal) marcou o pênalti. E, Emerson Sheik, que estava com "água no pescoço" foi para a cobrança e parou nas mãos de Vagner, que mandou para escanteio.

Enquanto os torcedores ainda reclamavam e xingavam Sheik, Felipe cabeceou, após um erro justamente do goleiro do Ituano, e findou o jejum de vitórias aos 41 minutos do segundo tempo. E, a cabeça que tanto sofreu, deu os três pontos ao Timão, que chegou aos 18 no Estadual.

Agora, o Corinthians volta o foco para a Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira, os comandados de Tite encaram o Tijuana, em casa, com a presença da torcida, pela quarta rodada do Grupo 5 do torneio continental. Pelo Estadual, próximo jogo ocorrerá diante do União Barbarense, no domingo, dia 17, no Pacaembu. Já o Ituano pegará o XV de Piracicaba, na próxima sexta-feira, em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário