Com o objetivo de propagar a paz entre as torcidas e dar exemplo para aqueles que disseminam a violência nos estádios, torcedores do CRB e CSA se juntaram e fundaram um grupo denominado “Rivais sim, inimigos nunca”.
Grupo de regatianos e azulinos promovem eventos de integração
(Foto - Divulgação)
Com o objetivo de propagar a paz entre as torcidas e dar exemplo para aqueles que disseminam a violência nos estádios, torcedores do CRB e CSA se juntaram e fundaram um grupo denominado “Rivais sim, inimigos nunca”.
Os integrantes promovem eventualmente jogos societys e de futsal entre times formados pelas duas maiores torcidas do Estado, a fim de mostrar à população alagoana a possibilidade de uma rivalidade saudável entre diferentes adversários.
“Procuramos favorecer uma prática esportiva que proporcione entretenimento aos participantes e ajuda à sociedade, por meio de jogos e projetos sociais. Inicialmente os eventos visam à integração dos torcedores alagoanos, comumente taxados pela sociedade como marginais e desocupados, que se reúnem em estádios de futebol para promover brigas entre torcidas. O pré-julgamento omite a beleza do trabalho e do espetáculo realizado pelas equipes, que não se restringem às ações em campo”, diz Felipe Augusto, um dos organizadores.
O grupo “Rivais sim, inimigos nunca” surge dessa proposta de futebol socializador e tem a finalidade de mobilizar os alagoanos, sobretudo torcedores dos Centro Sportivo Alagoano (CSA) e Clube de Regatas Brasil (CRB), envolvendo-os assim em um propósito comum baseado na rivalidade saudável.
“Devido ao sucesso dos ‘rachas’, notou-se um grande potencial nas equipes e em seus jogadores, que despertou o interesse em disputar competições do futebol amador alagoano, sempre espalhando nosso slogan e campanha contra a violência”, completa Lhanderson Batista, que também é participante.
Todas as informações do grupo são publicadas na página do “Rivais sim, inimigos nunca” no Facebook. Clique aqui para conferir.
Projeto em andamento
A realização semanal de jogos societys, atualmente já sendo realizadas às sextas-feiras, no campo II do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, na Av. João Davino, no bairro da Mangabeiras
As atividades são financeiramente mantidas por seus jogadores a partir do aluguel do campo. A finalização da partida é comemorada com sorteios de ingressos para jogos de CRB ou CSA em casa. Outros sorteios também são realizados frequentemente.
No estádio
No último sábado (30), o CRB enfrentou o América-RN, no Estádio Rei Pelé, em partida da Série B do Brasileirão. Na ocasião, os torcedores lançaram uma campanha para que em dia de jogos do Galo, também se estendendo para os outros clubes de Alagoas, seus torcedores vistam a camisa do time da casa.
“Foi um sucesso nossa campanha, que ocorreu na maior tranquilidade e respeito mútuo, inclusive surpreendendo a todos nós, pois não recebemos nenhuma rejeição, principalmente de torcedores trajados com camisas de times de outros estados”, disse Ademar Passos, um dos organizadores da campanha.
Segundo ele, o objetivo é valorizar e fortalecer os clubes de Alagoas, através do incentivo dos próprios torcedores, a irem com camisas dos clubes da casa.
“Aqueles que foram com camisa de outros clubes apoiaram a campanha e ficavam, digamos, envergonhados por não estarem trajados. Porém, foram solidários e se prontificavam de participar da campanha no próximo jogo, contra o Avaí”, contou Passos.
No dia, um texto foi distribuído para estes torcedores, com informações sobre a ação. “Agradecemos a todos que autorizaram a fotografia, pois acreditem, vocês iniciaram um processo de muito fortalecimento do Clube de Regatas Brasil, através do incentivo aos demais torcedores, sejam crianças, adolescentes, adultos e idosos a irem ao Trapichão com a camisa do clube”, finalizou.
Paulo Victor Correia - Portal Tudo Na Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário