14/10/2012

Vettel vence GP da Coreia do Sul e assume liderança do Mundial



Vettel vence GP da Coreia do Sul e assume liderança do Mundial

Por Carlos Aros - Jovem Pan Online 


Sebastian Vettel dominou o GP da Coreia da Sul de ponta a ponta. O piloto alemão assumiu a primeira posição logo nas primeiras voltas e administrou a vantagem, mantendo Mark Webber e Fernando Alonso nas segunda e terceira posições. Com a vitória, o piloto da Red Bull assume a liderança do Mundial de Pilotos, com 215 pontos, seis a mais que Fernando Alonso.

Webber terminou a prova em segundo e Alonso completou o pódio. Uma opção estratégica da Ferrari impediu que Felipe Massa, que mantinha um ritmo mais forte que o espanhol, ultrapassasse o companheiro e subisse ao pódio. 

O brasileiro largou em sexto e logo adquiriu um ritmo bastante forte durante a corrida, fazendo inclusive boas ultrapassagens sobre Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Esta é a sexta corrida seguida que Massa conclui dentro da zona de pontuação. O bom desempenho do piloto amplia as chances de renovação de seu contrato com a Ferrari. 

Por outro lado, o também brasileiro Bruno Senna não conseguiu concluir a prova dentro da zona de pontuação, muito embora tenha sido o piloto que mais posições ganhou na largada. Senna largou em 18ºe chegou a ocupar a 12ª posição depois da primeira volta. No entanto, o piloto não conseguiu manter o ritmo e o rendimento do carro e fechou a prova na 15ª colocação.

Os pilotos da Ferrari aproveitaram a largada para ganhar posições. Alonso ultrapassou Lewis Hamilton, que teve problemas com o carro e fez péssima prova, finalizando em décimo após largar na terceira posição. Já Felipe Massa, que largou em sexto, ganhou a quinta posição de Raikkonen logo na primeira volta. 

Lá na frente, Vettel ultrapassou o pole position Mark Webber e se distanciou, ampliando e garantindo a liderança. Hamilton, que tentou se segurar como pôde na quarta colocação, foi pressionado por Massa e perdeu a posição quando o brasileiro lançou mão da asa traseira móvel e conseguiu a ultrapassagem. 

Ganhando cada vez mais ritmo na prova, Massa se aproximou de Fernando Alonso, num indicativo de que logo poderia ultrapassar o companheiro de equipe. No entanto, a Ferrari ciente de que Vettel estava muito à frente e tinha boas chances de vencer a corrida, optou por manter o espanhol na terceira posição, garantindo o assim na briga pelo título, e pediu ao brasileiro que não o ultrapassasse.

Sem poder ultrapassar Alonso, Massa seguiu pressionando e fazendo voltas mais rápidas. O espanhol da Ferrari se manteve na terceira posição, sem ameaçar Webber, à sua frente, ou Vettel, líder da prova, que não também não se sentiu nem um pouco pressionado pelo segundo colocado.

Com a vitória em Yeongam, segunda vitória seguida na Coreia do Sul, Vettel se vê mais próximo de comemorar o seu terceiro título. Faltando quatro provas para o fim da temporada, Fernando Alonso se vê pressionado para reduzir a diferença e tentar reassumir a liderança do campeonato. A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 é no dia 28 de outubro, no GP da Índia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário