14/11/2012

Seleção alagoana de judô conquista 2º lugar geral em competição nacional




Diante das dificuldades do início de um novo trabalho e planejamento, a seleção alagoana de judô conquistou um honroso e inesperado 2º lugar geral no XXV Campeonato Nacional SESC de Judô, que ocorreu de 2 a 4 de novembro, em Salvador (BA). A competição teve a participação de atletas de 14 estados, desde o sub-13 até a categoria máster, além da presença da delegação olímpica de Cuba, convidada para um treinamento de campo.

A competição, considerada a terceira em nível de importância nacional, reuniu os estados do Nordeste, do Sudeste, além de Tocantins e Santa Catarina. Mais de mil atletas foram divididos em categorias que variavam desde jovens iniciantes até aos experientes da categoria adulto, tanto no feminino quanto no masculino.

“É uma competição realmente importante, onde há uma grande troca de experiências e um agrupamento de várias gerações. Os mais jovens podem observar as categorias mais altas, aprender e motivar-se para crescer no esporte”, declara Antônio Milazes, prata na categoria máster até 81 kg e vice-presidente da Federação Alagoana de Judô (Faju).

Segundo membros da Faju, a federação passou, em 2012, por um período de mudança da comissão técnica e de um novo planejamento para os judocas alagoanos e, com essa transição, era esperado apenas um 4º lugar geral na competição e, por isso, o resultado obtido em Salvador foi considerado inesperado, mas de grande justiça, devido ao esforço dedicado dos atletas aos treinos.

A obtenção do 2º lugar geral se deu através da conquista de 12 medalhas, onde apenas um atleta alagoano não conseguiu pódio. Além dos 5 bronzes e 4 pratas obtidos, vale o destaque para Emily Lorreane Rodrigues (sub-17 até 48 kg), Ricardo Jorge Filho (sub-15 até 52 kg) e Dickson Alex dos Santos (sub-17 até 55 kg), que venceram todas as suas lutas e garantiram os 3 ouros da delegação alagoana.

Outro ponto importante do evento foi o treinamento de campo, no dia 4 de novembro, com nove judocas olímpicos de Cuba, uma das potências do esporte, 5º lugar geral no judô na Olimpíada de Londres. Os atletas passaram instruções, demonstraram técnicas aperfeiçoadas e dividiram um pouco da escola tradicional cubana. Cada estado, teve a oportunidade de escolher 5 integrantes da federação para participar do treinamento com a presença da vice-campeão olímpica até 52 Kg, Yanet Bermoy Acosta, e do grande nome do judô cubano, a campeã olímpica acima de 78 kg, Idalys Ortiz.

“A presença desses atletas é um aprendizado para nós (mais experientes), mas principalmente para os mais novos. Eles podem tomá-los como exemplo, vendo que se trabalharem duro, lutarem por um objeto, eles podem se tornar atletas olímpicos.”, complementou Antônio Milazes.

Após a volta a Maceió, a seleção alagoana já foca nas próximas competições e conta com a reintegração dos atletas da seleção brasileira de base, Gabriel Mendes e Bruno Cunha, afastados por motivos médicos.

GazetaWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário