18/11/2012

Timão vence Inter e está no caminho certo para o Mundial


De um lado o melhor jogador da última Copa do Mundo, em 2010. Do outro, o artilheiro da Copa América de 2011, com cinco gols. No duelo entre Diego Forlán e Paolo Guerrero, o corintiano levou a melhor no Beira-Rio. Com amplo domínio de jogo, o Corinthians bateu o Internacional por 2 a 0, na noite deste domingo. Graças ao tento marcado pelo peruano e um de Edenilson, o Timão chegou à sua quarta vitória consecutiva no Brasileirão. Já o uruguaio, que pouco fez em campo, foi substituído e levou até vaia da torcida colorada.

Com mais um trunfo (agora quinto colocado), o time de Parque São Jorge segue firme e forte na sua preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Outra boa notícia do confronto no Rio Grande do Sul, foi a volta de Emerson Sheik, que não atuava há cinco partidas e saiu do banco de reservas no segundo tempo. Agora é força máxima até o Mundial. O Inter, por sua vez, segue a má fase no Nacional e já não briga por nada na classificação na oitava colocação.

E o gringo do Timão foi o primeiro a dar as caras. Logo de início, ele recebeu um cruzamento de Danilo e dividiu com o goleiro Muriel, que levou a pior no choque. Ao tentar alcançar a bola, o corintiano acertou a coxa do gaúcho. A "brava" noite de Guerrero no Beira-Rio apenas começava...

Do outro lado, Forlán sofria com a falta de criatividade de sua equipe. Só no primeiro tempo foram 23 passes errados, a maioria deles na intermediária de ataque. Enfiado entre os zagueiros, o uruguaio passou a sair mais da área para começar as jogadas. Mesmo assim, nada de perigo.

O camisa 9 do Corinthians, muito mais acionado, travava uma dura batalha com os zagueiros colorados. Empurra daqui, tromba de lá. E o time paulista mantia a posse de bola e o controle de jogo. O gol já parecia questão de tempo.

A insistência do Corinthians e de Guerrero teve recompensa no finalzinho da primeira etapa. Após belo cruzamento de Douglas, aos 47 minutos, o centroavante escorou de cabeça para o fundo da rede. Assim como nos primeiros 45 minutos, ele não saiu ileso. Até corte na cabeça o corintiano arrumou.

O início da segunda etapa permaneceu com o time de Parque São Jorge no controle do duelo. Bastou um minuto para um lance de perigo. Douglas ganhou no carrinho de Rodrigo Moledo e cruzou. Martínez e Guerrero brigaram, mas foi Índio que acertou a trave e quase fez contra.

E o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 continuava apenas assistindo o jogo. A bola pouco chegava para ele e Leandro Damião. Com D'Alessandro - grande incumbido de armar o Internacional - sumido, o time de Porto Alegre não esboçava reação.

Já o artilheiro da Copa América 2011 não se destacava tanto pelos perigos de gol e sim na ajuda à defesa. Com o Timão mais recuado após os 15 minutos, coube a Guerrero dar uma "força" na marcação na saída de bola gaúcha.

O jogo para Forlán, que não vinha bem, até acabou mais cedo. Aos 21 minutos, foi substituído por Rafael Moura. Dá-lhe vaia para o uruguaio das arquibancadas. O torcedor colorado não engoliu a atuação do camisa 7. E o duelo já tinha um vencedor, moral e circunstancial. O Inter até pressionou nos minutos finais, mas o campeão da Libertadores, e Guerrero, levaram a melhor. Edenilson, nos acréscimos, ainda selou, de cabeça, o que estava selado: 2 a 0.

Por: Cláudio Henrick - @clauddiohenrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário