04/12/2012

No Vôlei, Brasil cai no "grupo da morte"


 
Bernardinho , terá EUA e Polônia na primeira fase da liga
Agora sob o comando do brasileiro Ary Graça, recém-eleito presidente, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou neste sábado uma grande reformulação na Liga Mundial. Criada em 1990, a competição masculina sofreu um inchaço, passando a ter 18 seleções participantes na edição do ano que vem. Além disso, a fórmula de disputa foi bastante alterada.
Nas últimas sete edições, a Liga Mundial teve 16 participantes - antes, chegou a ter oito, 10 e 12. Agora, as 18 seleções vão ser divididas em três grupos, sendo que dois deles reúnem equipes mais fortes e um terceiro ficará com as mais fracas. Com início previsto para dia 31 de maio, o torneio terá cinco rodadas até a fase final entre 16 e 21 de julho.
Maior campeão da história da Liga Mundial, com nove títulos, o Brasil caiu no Grupo A, junto com Polônia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França. O B, também forte, terá Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irã. Enquanto isso, a chave C, mais fraca, ficou com Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda e duas seleções a serem definidas pela FIVB.
Pelo novo regulamento, as três primeiras colocadas dos dois grupos mais fortes avançam para a disputa do título, enquanto a chave mais fraca classificará apenas o líder. Para completar os oito participantes da fase final, o anfitrião ganha vaga automática - o país-sede ainda não foi definido pela FIVB, o que deve acontecer apenas no final de janeiro.
O calendário de jogos da próxima edição da Liga Mundial ainda não foi definido, mas, como serão cinco rodadas disputadas na primeira fase, a FIVB já determinou que as três equipes que ocupam melhor posição no ranking terão a vantagem de jogar três fins de semana em casa e dois fora - é o caso, por exemplo, de Brasil, Polônia e Estados Unidos dentro do Grupo A.
Veja os grupos da primeira fase da Liga Mundial:
Grupo A: Brasil, Polônia, EUA, Bulgária, Argentina e França;
Grupo B: Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irã;
Grupo C: Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, mais dois países a serem escolhidos
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário