08/12/2012

Siglas dos grandes clubes alagoanos saíram da boca do povo, diz historiador


CRB, CSA, CEO, CSE e ASA são cinco dos dez clubes que vão disputar o Campeonato Estadual da Primeira Divisão em Alagoas na próxima temporada


Jogo de 1939 entre CRB e CSA (Foto: Arquivo Museu dos Esportes)Jogo de 1939 entre CRB e CSA (Foto: Arquivo Museu dos Esportes)
As siglas e abreviações multiplicaram-se no Brasil nos últimos anos. Agora, jogador famoso de futebol também precisa ter uma marca registrada com uma ou duas letras e um número. Quem não tem, já pensa em criar para vender o seu peixe no mercado. O Campeonato Alagoano sempre foi conhecido nacionalmente por causa da sopa de letrinhas dos clubes locais e, em 2013, os “clássicos” das siglas terão novos embates apimentados.
Para facilitar a vida dos editores de jornal, CRB (Clube de Regatas Brasil), CSA (Centro Sportivo Alagoano), ASA (Agremiação Sportiva Arapiraquense), CSE (Centro Social Esportivo) e CEO (Centro Esportivo Olhodaguense) são cinco dos dez clubes que vão disputar o Estadual no próximo ano. Com eles em campo, sobra espaço nas manchetes mais criativas. Os outros cinco times do Alagoano, para não fugir à regra, poderiam também adotar o estilo. Completam a tabela de 2013 Corinthians-AL, Murici, Comercial, União e Sport Atalaia.
Lauthenay Perdigão, diretor do Museu dos Esportes de Alagoas (Foto: José Demétrio/ Divulgação Secretaria de Estado da Educação e do Esporte)
Lauthenay Perdigão, diretor do Museu dos
Esportes de Alagoas (Foto: José Demétrio/
Divulgação Secretaria de Estado da
Educação e do Esporte)
Jornalista e historiador, Lauthenay Perdigão disse que as siglas surgiram naturalmente em Alagoas.
- Não foi nada forçado. O CRB, por exemplo, poderia ser conhecido como Brasil, mas desde o começo das minhas pesquisas, sempre foi chamado de CRB. A população mesmo achou mais fácil chamar o clube dessa forma e tenho jornais de 1930, por exemplo, que já estampavam manchetes sobre o clássico CRB x CSA – explicou Lauthenay, diretor do Museu dos Esportes de Alagoas.
O historiador lembra que em 1971 uma revista de projeção nacional chegou a brincar na manchete com o nome do Galo.
- A manchete dizia que o Brasil poderia ser campeão em Alagoas. Quem olhava de primeira poderia estranhar, pensado até na seleção, mas a revista falava do CRB. No CSA, aconteceu a mesma coisa em relação à sigla. O Centro Sportivo Alagoano é conhecido em qualquer lugar do país como CSA. Pegou. Mais tarde vieram o ASA, o CSE e outros, que já nasceram com a moda das siglas do futebol alagoano. Virou mesmo uma marca registrada do nosso campeonato – destacou Lauthenay, que iniciou a carreira no jornalismo em 1958.
Os clubes e suas siglas
CSE
Nome: Centro Social Esportivo
Fundação: 19/04/1947, em Palmeira dos Índios-AL
Uniforme tradicional - Camisa branca com listras verticais vermelhas e verdes, calção vermelho, meias vermelhas
CSA
Nome: Centro Sportivo Alagoano
Fundação: 07/09/1913, em Maceió-AL
Uniforme tradicional - Camisa com listras verticais azuis e brancas, calção azul e meias azuis
CRB
Nome: Clube de Regatas Brasil
Fundação: 20/09/1912, em Maceió-AL
Uniforme tradicional - Camisa com listras verticais vermelhas e brancas, calção vermelho e meias vermelhas
ASA
Nome: Agremiação Sportiva Arapiraquense
Fundação: 25/09/1952, em Arapiraca-AL
Uniforme tradicional - Camisa com listras verticais pretas e brancas, calção preto e meias brancas
CEO
Nome: Centro Esportivo Olhodagüense
Fundação: 02/12/1953, em Olha D´Água das Flores-AL
Uniforme tradicional - Camisa verde com listras horizontais vermelhas, calção e meias verdes

Globo Esporte.com (ALAGOAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário