17/02/2013

Carrasco alviverde, Romarinho sai do banco e evita revés do Timão no Dérbi


Por: Cláudio Henrick


Romarinho está para o Palmeiras assim como Zinedine Zidane está para o Brasil, ou como kriptonita está para o Super-Homem. Neste domingo, o atacante corintiano deixou mais uma vez sua marca contra o rival no empate em 2 a 2 e evitou que o Corinthians perdesse o Dérbi para o Verdão, no Pacaembu, neste domingo, antes da estreia alvinegra na Copa Libertadores.
Emerson Sheik abriu o placar e Vilson empatou a partida ainda na primeira etapa. Já no segundo tempo, Vinícius contou com falha de Cássio e virou a favor dos alviverdes. E Romarinho, com quatro gols em três jogos diante da equipe do Palestra Itália, deixou tudo igual no clássico.
O Dérbi
E como os quase 96 anos de clássico sugerem, o Dérbi começou quente no Pacaembu. Com a habitual pressão iniciada já no campo de ataque, o Corinthians empurrava o Palmeiras, que tinha dificuldades na saída de bola.
E o Verdão, que cada vez mais se encontrava acuado na metade defensiva do gramado, abusou dos erros defensivos na etapa inicial. Erros que, na última quarta-feira, pela Libertadores, foram "perdoados" pela fragilidade técnica do Sporting Cristal (PER). Primeiro, os defensores vacilaram em trapalhada envolvendo Henrique e Vilson, que resultou em chute de Jorge Henrique na trave.
Depois, o sistema defensivo alviverde permitiu a passagem de Fábio Santos que, livre pela esquerda, cruzou para outro companheiro sem marcação. Porém, Paulinho cabeceou para fora.
Os vacilos dos palmeirenses na marcação e a dificuldade de sair com a bola dominada de trás não foram perdoados na terceira boa oportunidade do Timão. Sheik foi derrubado por Maurício Ramos na intermediária. Fábio Santos cobrou a falta, Marcelo Oliveira não acompanhou Paulo André, que desviou para trás no pé de Sheik. O camisa 11 corintiano finalizou rasteiro e abriu o placar.
Guerrero poderia ter ampliado a vantagem alvinegra, mas desperdiçou ao acertar a trave em mais um erro do Palmeiras, desta vez de Fernando Prass. Após o lance do peruano, o Corinthians diminuiu a pressão dos atacantes e passou a esperar mais o Verdão em seu campo de defesa.
Espera que foi castigada com o empate palmeirese. Wesley cruzou da esquerda na medida para Vilson, que contou com a desatenção de Ralf para cabecear e igualar o marcador.

Não fosse a individualidade excessiva de Wesley, o Palmeiras poderia até ter chegado ao segundo gol já nos 45 minutos iniciais. No entanto, o camisa 11 abusou do preciosismo nas ações ofensivas, jogando fora boas chances do Verdão de virar o jogo.
Na volta para a etapa complementar, o Palmeiras provou que Jardel estava certo quando disse, certa vez, que "clássico é clássico e vice-versa". Sem minimamente importar-se com a distância de um clube para o outro atualmente - um campeão do mundo e o outro na segunda divisão - o Verdão foi ao ataque e alcançou a virada, em novo cruzamento. E de Wesley. O meia cobrou falta da direita, Cássio saiu, não achou nada, e Vinicíus completou de cabeça para o fundo do gol.
Com o domínio palmeirense no princípio do segundo tempo, Tite colocou o carrasco alviverde Romarinho para tentar dar mais ofensividade ao Corinthians. Logo depois, veio Renato Augusto no lugar do apagado Danilo, que não teve boa atuação. 
E foram justamente as duas alterações que recolocaram o Timão no jogo. Primeiro, o atacante, que parou em boa defesa de Fernando Prass. Depois, Renato Augusto, que quase empatou em chute de longa distância. Mas o talismã do Timão não estava contente em apenas melhorar o desempenho do time do Parque São Jorge.
E como o torcedor corintiano poderia esperar - e também o palmeirense, é claro - Romarinho sairia do banco de reservas para fazer o que ele faz de melhor nos Dérbis: gol. Cássio repôs a bola em jogo e lançou para Alexandre Pato quase na grande área adversária. O corintiano dominou e tocou para o camisa 31, que finalizou colocado, com tranquilidade, da entrada da área e deixou tudo igual no Pacaembu.
As alterações de Tite surtiram efeito e o Corinthians passou a dominar o meio de campo. Melhor, o Timão seguiu em cima do Palmeiras, que perdeu velocidade nos contra-golpes com as saídas principalmente de Patrick Vieira e Wesley. Contudo, o Corinthians não conseguiu transformar a superioridade da segunda metade da etapa final em gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário