08/05/2013

ASA é goleado pelo Ceará por 3 x 0, mas vence nos pênaltis e se classifica

ASA enfrentou o Ceará fora de casa pela Copa do Brasil
Divulgação Ceará (Arquivo)



Por Paulo Victor Correia - TNH1
Com a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença para se classificar na Copa do Brasil, o ASA acabou derrotado no tempo normal pelo Ceará por 3 x 0 na noite desta quarta-feira (8), no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e a decisão foi para os pênaltis. Nela, o Fantasma venceu por 4 x 3 e se classificou.
No primeiro tempo, o time da casa foi com tudo para o ataque e pressionava bastante, já que precisava golear. Enquanto isso, o alvinegro se defendia como podia, tentando encaixar o contra-ataque. E aos 8 minutos, depois de tanto insistir, o zagueiro Rafael Vaz, de cabeça, colocou a bola no fundo da rede alagoana após receber cruzamento de Magno Alves. Só dava Ceará. O Vozão não parava de atacar e, bombardeada, a zaga alvinegra tentava tirar a bola do perigo a todo momento, mas como estava retraído chamava o adversário para o seu campo. Aos 32 minutos, o Ceará ampliou com Pingo, que recebeu um belo passe de Magno Alves e sem tanta dificuldade completou para aumentar o placar. O quadro da partida não mudou nos lances finais e a etapa inicial terminou ainda com pressão do time cearense, que controlou totalmente o jogo e quase fazia o terceiro, mas o goleiro Gilson não deixou.
No segundo tempo, o ASA tentou se recuperar, mas não demonstrava reação suficiente e por isso praticamente não assustava, apesar de conseguir finalizar mais. Sendo assim, o Ceará voltou a partir para o ataque em busca do terceiro gol, que lhe garantiria a disputa por pênaltis. Mas depois do Fantasma melhorou, conseguiu pressionar em alguns momentos, mas não aproveitava as chances. Porém, aos 20 minutos o Ceará conseguiu o que queria. De novo ele, Magno Alves, iniciou a jogada pela direita e cruzou para Mota, que de cabeça igualou o resultado de Arapiraca. A situação do ASA ficou pior aos 26 minutos, quando Cal recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Se aproveitando da situação, o Vozão continuou em cima e assustava em vários momentos. Mas o alvinegro alagoano se segurou e a decisão foi para os pênaltis.
As cobranças
O primeiro a bater foi o atacante Léo Gamalho, do ASA, que não titubeou e fez o seu: 1 x 0.
Depois, o atacante Mota, do Ceará, foi para a bola e também balançou a rede: 1 x 1.
Pedro Silva foi o segundo do alvinegro alagoano a cobrar e também marcou: 2 x 1.
O Ceará mandou Ricardinho para a segunda cobrança. Ele também converteu: 2 x 2.
O zagueiro Tiago Garça também foi para a bola em favor do ASA, mas Fernando Henrique defendeu: 2 x 2.
Desta vez, o Ceará foi com Vicente para a cobrança, e ele deixou seu time na frente: 2 x 3.
A chance do ASA empatar veio com Osmar, que chutou e deixou tudo igual: 3 x 3.
O atacante Pingo cobrou o quarto pênalti do Ceará e mandou para fora: 3 x 3.
Então, Chiquinho foi para a bola e na chance de desempatar para o ASA ele fez: 4 x 3.
A bola do empate para o Ceará foi do zagueiro Rafael Vaz, mas Gilson pegou e classificou o ASA: 4 x 3.
Como o placar do tempo normal mostrou 3 x 0, o mesmo resultado do primeiro jogo em Arapiraca, a decisão foi para os pênaltis e nele o ASA venceu por 4 x 3. Para garantir sua vaga na terceira fase da Copa do Brasil, para enfrentrar o vencedor de Flamengo-RJ x Campinense-PB, o alvinegro poderia perder por dois gols de diferença, já que venceu em Arapiraca por 3 x 0, ou ainda podia ser derrotado por três gols de diferença, desde que marcasse um ou mais gols, neste caso se perdesse por 4 x 1, 5 x 2, em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário