01/05/2013

Santos F.C. volta a selecionar garotos em Alagoas; resultado sai em 15 dias

Foto - Divulgação

Da Redação TNH1, com Assessoria

Uma lenda do futebol brasileiro esteve esta semana na Escolinha Chuts Meninos da Vila para comandar mais uma peneira oficial do Santos em Maceió. Era Antônio Lima dos Santos, o Lima, que brilhou com a camisa do Peixe em mais de 700 jogos e hoje é um dos principais olheiros do clube. A seleção contou com a participação de 120 atletas da escolinha Chuts Meninos da Vila e foi realizada na sede da instituição, no bairro Mangabeiras, em Maceió.

A peneira, que seria realizada no campo da Vila Olímpica do Sesi, na Cambona, teve que ser transferida para a Chuts em virtude das fortes chuvas que vêm caindo em Maceió nos últimos dias, e avaliou garotos das categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

Lima até hoje é reconhecido com o grande coringa que o Santos teve, pois se destacou jogando em várias posições como volante, lateral direito, esquerdo, zagueiro e, na disputa do Bi Mundial interclubes, atuou até como atacante.

Para Lima, além do talento com a bola, os garotos alagoanos se destacam pela resistência e garra com que jogam todos os minutos de uma partida. Ele ressaltou que o principal nesta seleção é avaliar fundamentos técnicos como passe, chute e se o garoto tem facilidade para jogar com as duas pernas, como se diz no futebol.

“O que acontece muito nas peneiras é que os garotos optam por tentar ficar o máximo com a bola para tentar impressionar. O que buscamos na verdade são garotos com técnica apurada, mas que saibam se posicionar, tenham leitura de jogo e espírito coletivo”, disse ele.

Segundo o comerciante Edson Patrício, que teve seu filho disputando a peneira na categoria sub-11, é um orgulho poder proporcionar seu menino a chance de ser um jogador de futebol no futuro.

De olho nos laterais – Indagado sobre quais as posições que estão mais escassas de grandes talentos, Lima respondeu sem titubear: “laterais e zagueiros”. Para ele, essas são as posições para as quais todo clube busca novos valores. “Em muitos casos, o garoto se apresenta como atacante ou meia, mas se percebemos que eles têm potencial para atuar em outros setores do campo, nós os testamos para ver como se adaptam. Ser polivalente é muito importante no futebol que é jogado nos dias de hoje”, disse ele.

Lima voltou para a cidade de Santos nessa terça-feira (30), levando com ele as avaliações de todos os atletas da Chuts Meninos da Vila. Em até 15 dias deve sair o resultado dos possíveis aprovados, que ainda este ano irão para a academia do Santos participar de uma semana de treinamentos com garotos de todo o país.

De acordo com Rafael Salgueiro, este ano outras peneiras oficiais do Santos irão acontecer. “Em breve divulgaremos a nova data de mais uma peneira do Santos aqui em Maceió”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário