O Brasil venceu a primeira na fase final do Grand Prix de Vôlei feminino. Na manhã dessa quinta-feira, em Ningbo, na China, as atuais campeãs olímpicas derrotaram as donas da casa, por 3 sets a 1 (25/21, 21/25, 25/17 e 25/18), em 1h48 de partida. Tirando o segundo set, quando as chinesas conseguiram encaixar um jogo muito veloz, o Brasil fez uma boa apresentação e subiu para a terceira posição na classificação, com 4 pontos. As maiores pontuadoras foram Sheilla e Thaisa, com 18 pontos cada uma.
No momento, quem lidera a tabela é a Turquia, que hoje venceu Cuba por 3 a 0 e somou 6 pontos. Os Estados Unidos, que bateram a Tailândia por 3 a 1, aparecem em seguida, com 5. Nessa sexta, às 2h de Brasília, as brasileiras enfrentam a seleção cubana.
O jogo
Sabendo que o início ruim diante das americanas foi um dos principais fatores para a derrota de ontem, a seleção brasileira entrou em quadra com a atenção redobrada e bom volume de jogo. Fabíola não demorou para colocar a capitã Fabiana em ação, na tentativa de dar mais opções ao ataque brasileiro. Na partida contra os Estados Unidos, a central havia marcado apenas um ponto no fundamento.
Depois de abrir 10/5, no entanto, a equipe verde-amarela caiu na armação das jogadas e permitiu a chegada das donas da casa. Foi quando Zé Roberto colocou Fernandinha no lugar de Fabíola. A reserva deu outro padrão ao time, que chegou à segunda parada técnica vencendo por 16/13, após um ataque de Sheilla. A oposta ainda fez a equipe brasileira respirar aliviada, quando a China ameaçou reagir, mas dois golpes da atacante na paralela deram números finais ao set.
O Brasil voltou do intervalo com Fernandinha no time titular. Mas foram as chinesas que largaram melhor, chegando à primeira parada técnica com 8/6. A diferença chegou a quatro pontos, o que fez Zé Roberto modificar mais uma vez a equipe, com a entrada de Fernanda Garay no lugar de Jaqueline. As campeãs olímpicas em Pequim tentaram se aproximar, mas a recepção chinesa dava condições para que Wei imprimisse muita velocidade nas jogadas, até chegar à vitória parcial e empatar o jogo, no ataque para fora de Garay.
A China defendeu muito no início do terceiro set e parecia disposta a tirar a paciência da seleção brasileira. Contando com erros de saque em sequência das adversárias, as donas da casa fizeram 7/5, mas rapidamente o bloqueio e um bom saque de Fernandinha colocaram ordem na casa, levando o Brasil ao oitavo ponto (8/7). O crescimento do saque foi determinante para segurar as jogadas rápidas de Wei com Zhang, que havia jogado com extrema facilidade o set anterior. Uma segunda de Fernandinha bem colocada no fundo da quadra foi a prova da confiança das brasileiras, que fizeram 20/13 e chegaram à vitória, após bloqueio de Thaisa.
Por: Jonas Moura - Boleiros da Arquibancada
Nenhum comentário:
Postar um comentário