24/11/2012

Chances Série B: Três times brigam pelo acesso e quatro contra a degola


Goiás e Criciúma estão na elite, enquanto Barueri e Ipatinga foram rebaixados


 O Campeonato Brasileiro da Série B está chegando ao fim e algumas vagas, tanto para o acesso quanto para o rebaixamento, estão abertas. Atlético-PR, Vitória e São Caetano são os únicos que têm chances de estar na elite em 2013, fazendo companhia aos garantidos Goiás e Criciúma. Na parte debaixo da tabela, Bragantino, Guaratinguetá, Guarani e CRB lutam contra a degola.

Líder isolado, com 75 pontos, o Goiás já garantiu o acesso e está próximo de conquistar o título, precisando de um simples empate diante do Joinville, no Serra Dourada. De acordo com os matemáticos, as chances do time esmeraldino erguer a taça são de 94,8%. O único que pode impedir isso é o Criciúma, que tem três pontos a menos e vem na vice-liderança. Com apenas 5,2% de chances, os catarinenses fazem o clássico contra o Avaí, na Ressacada.

O G4 - grupo de acesso - é completado com Atlético-PR e Vitória, ambos com 70 pontos. Os paranaeses estão na terceira colocação, com 94,2% de chances, precisando de uma vitória contra o Paraná, no Ecoestádio, para subir. Situação parecida vive o Vitória, que tem 92,5% e encara o Ceará, no Barradão. O São Caetano, por outro lado, não depende apenas de suas próprias forças. Em quinto lugar, com 68 pontos e 13,3%, o time paulista precisa vencer o Guarani, em Campinas, e torcer por um tropeço de Atlético-PR ou Vitória.

Contra a degola...
Assim como a briga pelo acesso, a contra a degola também promete ser bastante emocionante. Grêmio Barueri e Ipatinga estão rebaixados para a Série C, restando apenas mais duas vagas. A situação mais delicada é a do CRB, que se encontra na 18ª colocação, com 39 pontos. De acordo com os matemáticos, o time alagoano tem 90,1% de chances de cair. Na última rodada, precisa vencer o clássico contra o ASA, no Coaracy da Mata Fonseca, e torcer por tropeços de Guaratinguetá, Guarani e Bragantino.

Completando a zona de rebaixamento está o Guaratinguetá, 17º colocado, com 40 pontos e 46,2%. Para escapar da degola, o time paulista tem que vencer o Grêmio Barueri, em casa, e torcer para Guarani ou Bragantino não vencerem seus jogos. Vindo de duas derrotas seguidas, o Guarani despencou na tabela e se encontra na 16ª colocação, com 41 e 43,9% de chances. Na última rodada, recebe o São Caetano.

Em 15º lugar, com 41 pontos, o Bragantino está em situação mais "confortável". O time tem 19,8% de chances de ser rebaixado, mas para se manter na Série B depende apenas de suas próprias forças, escapando com uma vitória sobre o Boa Esporte, que não almeja mais nada na competição.

AFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário