11/11/2012

Grêmio 2 x 1 São Paulo – Imortal garante vaga na Libertadores!


Após sair perdendo, o time gaúcho virou e assumiu a vice-liderança


O Grêmio está classificado para a Copa Libertadores do ano que vem. Na tarde deste domingo, o Imortal foi superior durante quase os 90 minutos e venceu a "decisão" diante do São Paulo, por 2 a 1, de virada, no Estádio Olímpico, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os paulistas saíram na frente com Rogério Ceni, mas André Lima e Marcelo Moreno, ambos no segundo tempo, garantiram o resultado positivo para os gaúchos.

Sem perder há 12 jogos - cinco vitórias e sete empates -, o Grêmio garantiu, matematicamente, a classificação para a Libertadores de 2013, chegando aos 66 pontos e abrindo 12 de vantagem para o Botafogo, quinto colocado. Devido ao tropeço do Atlético-MG, que empatou com o Vasco da Gama, por 1 a 1, o Imortal assumiu a vice-liderança e estaria indo diretamente para a fase de grupos.

Enquanto isso, o São Paulo estacionou nos 59 pontos e segue em quarto lugar. O resultado negativo, porém, liga o sinal de alerta no clube do Morumbi, pois a diferença para o Botafogo, quinto colocado, caiu para apenas cinco pontos, restando mais três rodadas. Agora, o Tricolor deve focar mais do que nunca na Copa Sul-Americana, já que o título garante vaga Libertadores de 2013.

Falha atrás atrapalha o Grêmio
O clima de decisão contagiou Grêmio e São Paulo, tanto que o início da partida foi bastante movimentado, mas nenhum dos dois times conseguiam finalizar para gol. Aos três, Zé Roberto tabelou com Marco Antônio e deixou para Pará, que cruzou rasteiro. A bola passou por Marcelo Moreno e foi aliviada pela zaga tricolor. Na sequência, Luis Fabiano recebeu lançamento de Jadson, mas Marcelo Grohe se antecipou e defendeu com segurança. O primeiro chute foi do Imortal, apenas aos 16. Fernando aproveitou sobra e bateu fraco, facilitando a vida de Rogério Ceni.

O Sampa por muito pouco não abriu o placar no minuto seguinte. Osvaldo cruzou para dentro da área e Luis Fabiano cabeceou no ângulo de Marcelo Grohe, que se esticou todo e espalmou pela linha de fundo. A partida estava bastante aberta, com os dois times criando lances de perigo. Léo Gago dominou de fora da área e soltou a bomba. A bola foi caindo e por muito pouco não surpreendeu Rogério Ceni, que ficou parado apenas torcendo. O volante voltou a arriscar chute de fora da área, mas dessa vez a bola desviou na zaga e saiu sem perigo.

Apoiado pela torcida, o Grêmio passou a dominar a partida aos poucos e criou mais uma chance aos 31. Pará passou por Cortez e cruzou para Marcelo Moreno, que desviou de cabeça pela linha de fundo. Os donos da casa apostavam nas bolas aéreas. Fernando cobrou falta e Souza tocou de cabeça por cima do gol de Rogério Ceni, que mais uma vez apenas observou. Lucas era o principal jogador do São Paulo no jogo, mas os companheiros não davam sequência nas tabelas. Aos 39, Marcelo Moreno foi lançado e tentou por cobertura de Ceni, que defendeu com tranquilidade.

Apesar do Grêmio estar melhor em campo, quem abriu o placar foi o São Paulo, aos 43 minutos. Simon e Pará saíram jogando errado, Osvaldo roubou a bola e foi derrubado pelo zagueiro dentro da área: pênalti assinalado pelo árbitro. Rogério Ceni bateu com categoria e apenas deslocou Marcelo Grohe, que saltou para a direita e viu a bola entrar no outro lado.

Tempo de um time só
Querendo pelo menos o empate para manter a diferença diante do São Paulo, o Grêmio voltou do intervalo pressionando o adversário e criou a primeira oportunidade aos quatro minutos. Zé Roberto fez grande jogada individua, passou por Douglas e Rafael Tolói, invadiu a área e bateu colocado. A bola passou raspando a trave de Rogério Ceni. Aos dez, os dois treinadores mudaram a forma de jogar dos times com substituições. Luxemburgo tirou o volante Souza e colocou o atacante André Lima, enquanto Ney Franco substituiu o atacante Osvaldo pelo meia Maicon.

Pressionado, o Tricolor paulista por muito pouco não ampliou aos 14. Jadson arriscou de fora da área e a bola tocou na trave antes de sair. No minuto seguinte, porém, o Grêmio chegou ao merecido empate. Zé Roberto fez grande jogada individual e passou para André Lima. O atacante dominou e bateu colocado, no canto esquerdo de Rogério Ceni, que se esticou todo e não conseguiu defender. O gol inflamou os torcedores gaúchos, assim como o time. Aos 23, Léo Gago arriscou de longe e a bola passou raspando a trave.

O Grêmio era muito melhor em campo e por muito pouco não virou em dois lances seguidos. No primeiro, André Lima ajeitou para Zé Roberto, que bateu. Rogério Ceni espalmou para escanteio. Após a cobrança de Marco Antônio, Marcelo Moreno cabeceou para grande defesa do goleiro. No rebote, Anderson Pico isolou. Preocupado com a pressão dos donos da casa, o técnico Ney Franco decidiu colocar o time para frente, substituindo o volante Casemiro pelo atacante Ademilson. Mesmo assim, o Imortal continuava criando os principais lances.

Pressão e virada
Léo Gago arriscou de longe e exigiu mais uma boa defesa de Rogério Ceni. A resposta do São Paulo veio aos 31. Jadson deu grande passe para Luis Fabiano, que saiu na cara de Marcelo Grohe. O atacante tentou um toque por cobertura e o goleiro, com a cara, desviou para escanteio. Na sequência, Marcelo Moreno recebeu dentro da área e soltou a bomba, por cima do gol. Depois foi a vez do volante Fernando arriscar e ver a bola passar raspando a trave de Rogério Ceni, que apenas acompanhou.

De tanto pressionar, o Grêmio chegou a virada aos 39 minutos. Pará fez grande jogada pela direita e cruzou na cabeça de Marcelo Moreno, que subiu livre e desviou sem chances para Rogério Ceni. Nos minutos finais, a torcida tricolor pediu a permanência de Vanderlei Luxemburgo para a próxima temporada e passou a gritar "olé". De forma desorganizada, o São Paulo tentou o empate, mas sem sucesso.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela 36ª rodada. O Grêmio enfrenta a Portuguesa, às 19h30, no Canindé, e nas últimas duas partidas duela contra Figueirense (fora) e Internacional (casa). O São Paulo recebe o Náutico, às 17 horas, no Morumbi, e depois terá pela frente Ponte Preta (fora) e Corinthians (casa).

Agência Futebol Interior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário