24/03/2013

Red Bull faz dobradinha, Vettel 'desobedece ordem' e vence na Malásia

Sebastian Vettel vence o Grande Prêmio da Malásia (Foto: Roslan Rahman / AFP)
Alemão chega a sua 27ª vitória na Fórmula 1 e assume a liderança do campeonato

LancePress

O alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1. O piloto conquistou a sua 27ª vitória na categoria e assumiu a liderança do campeonato mundial de pilotos. O piloto só garantiu o resultado no fim da prova, quando ultrapassou o seu companheiro de equipe Mark Webber.
Apesar do resultado, o clima na Red Bull não ficou bom. Após o fim da corrida, o australiano criticou Vettel pela ultrapassagem realizada nas voltas finais, quando o atual tricampeão mundial era o segundo colocado e contrariou as ordens da equipe, passando o companheiro, até ali, o líder.

Saindo na segunda posição, Felipe Massa largou mal e não conseguiu voltar aos primeiros lugares durante a prova. O brasileiro perdeu três posições nas primeiras curvas e caiu para para quinto, terminando a corrida na mesma posição. Fernando Alonso, companheiro de Massa, abandonou já na segunda volta. O espanhol tocou na traseira de Sebastian Vettel e danificou a asa dianteira do carro. Quando completava a primeira volta, o piloto da Ferrari perdeu completamente a frente do carro, escapando no fim da reta dos boxes.

O resultado deixou o brasileiro na frente do companheiro de Ferrari na classificação do mundial de pilotos: 22 pontos contra 18. Massa é o quinto colocado. Vettel, o líder, tem 40. Kimi Raikkonen, que venceu na Austrália - o primeiro GP da temporada - é o vice, com 26. Webber é o terceiro, com 26.
O inglês Lewis Hamilton foi o terceiro e completou o pódio. O piloto da Mercedes protagonizou o momento mais inusitado da temporada até o momento, quando entrou nos boxes e se dirigiu até a garagem da McLaren, sua antiga equipe.

A Corrida
O Grande Prêmio da Malásia começou com chuva e os carros largaram com pneus para pista molhada. Felipe Massa perdeu três posições e caiu da segunda para a quinta posição. Um dos pilotos que ultrapassou Massa foi Fernando Alonso. Largando em terceiro, o espanhol chegou à primeira fila e tentou assumir a liderança. Quando foi para cima de Sebastian Vettel, Alonso tocou parte da sua asa dianteira na traseira do piloto alemão e teve a sua corrida prejudicada. Na volta seguinte, a sua Ferrari perdeu toda a asa da frente e obrigou o piloto número um da Ferrari a abandonar a prova.

Já na sexta volta os pilotos começaram a entrar nos boxes para as primeiras trocas de pneus. Sebastian Vettel optou pelos pneus de pista seca, apesar de ter encontrado dificuldades para manter a sua Red Bull na pista nas voltas seguintes. Na sétima volta, outros seis pilotos também foram aos boxes.

Lewis Hamilton protagonizou um dos momentos mais inusitados da temporada. Ao entrar nos boxes, o piloto da Mercedes foi até os boxes da McLaren, sua antiga equipe. O inglês foi avisado pelos mecânicos que ali não era a garagem de sua equipe e se dirigiu até os boxes da Mercedes.

Felipe Massa se mantinha no segundo pelotão. O brasileiro, que chegou a ficar em oitavo, conseguiu ultrapassar o francês Romain Grosjean nas últimas voltas e assumiu a quinta posição.

Na parte final da prova, Mark Webber e Sebastian Vettel travaram uma disputa pela primeira posição da prova. Após uma série de curvas e tentativas mal sucedidas, o alemão, tricampeão mundial, deixou para trás o seu companheiro de equipe e assumiu a liderança. Apesar da briga limpa, o australiano não gostou da situação e reclamou da postura de Vettel após o termino da corrida.

Confira a classificação completa do Grande Prêmio da Malásia:
1. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) Vencedor
2. Mark Webber (Red Bull-Renault) + 4s2
3. Lewis Hamilton (Mercedes) + 12s1
4. Nico Rosberg (Mercedes) + 12s6
5. Felipe Massa (Ferrari) + 25s6
6. Romain Grosjean (Lotus-Renault) + 35s5
7. Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) + 48s4
8. Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) + 53s0
9. Sergio Pérez (McLaren-Mercedes) + 72s3
10. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) + 87s1
11. Valtteri Bottas (Williams-Renault) + 88.6
12. Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari) + 1 volta
13. Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) + 1 volta
14. Charles Pic (Caterham-Renault) + 1 volta
15. Giedo van der Garde (Caterham-Renault) + 1 volta
16. Max Chilton (Marussia-Cosworth) + 2 voltas

Abandonos
Jenson Button (McLaren-Mercedes) Faltando três voltas
Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) Faltando cinco voltas
Pastor Maldonado (Williams-Renault) Faltando 11 voltas
Adrian Sutil (Force India-Mercedes) Faltando 29 voltas
Paul di Resta (Force India-Mercedes) Faltando 34 voltas
Fernando Alonso (Ferrari) Faltando 55 voltas


Nenhum comentário:

Postar um comentário