28/04/2013

Jon Jones nocauteia Sonnen e mantém cinturão meio-pesado do UFC

Campeão atropela rival, precisa de apenas um round para bater desafiante e iguala recorde de defesas de título da categoria; lutador ainda quebrou o dedo do pé no octógono.


Por LancePress!
A disputa de cinturão do UFC 159, que aconteceu em Newark, Nova Jersey, foi rápida. Diferente do que está acostumado, Chael Sonnen provou o sabor do jogo forte de wrestling de Jon Jones. O campeão meio-pesado não deu chances ao desafiante e finalizou o combate com um nocaute técnico no primeiro round. Com um jogo de wrestling superior ao do oponente, o dono do título usou sua principal arma para vencer o falastrão americano: suas derrubadas e seus cotovelos. Na hora de ser entrevistado pelo repórter oficial do UFC, após o confronto, ainda no octógono, Jones percebeu que estava com o dedo do esquerdo quebrado.

- Não sei como aconteceu. Não precisam rir disso. Tem um buraco no tatame, eu acho. Não esperava que isso acontecesse. Mas, Chael Sonnen foi um grande oponente. Ele me motivou bastante. Eu queria fazer com Chael Sonnen o que ele fez com os outros lutadores. Eu estava motivado. Fui com atitude para cima dele. Não posso aceitar ser menos do que os outros. Trabalhamos muito para isso - disse o campeão, ainda no octógono, enquanto gemia de dor ao ser examinado pelos médicos.

Jon Jones atinge cotovelada no rosto de Chael Sonnen no UFC 159 (FOTO: Getty Images)
Desapontado, Chael demonstrou sua decepção por ter perdido sua terceira disputa de título no UFC. Depois de perder por duas vezes para Anderson Silva, e uma para Jones, o americano acredita que foi sua última corrida pelo cinturão da organização.

- Jones é um excelente lutador. Não tenho problema com a decisão de parar a luta. Quando ele vai para acabar com o combate, não tem como pará-lo. Eu queria batê-lo, achei que poderia vencer, mas ele foi muito bem. Fiquei um pouco desapontado com o que queria fazer e não consegui. Não quero trafegar em categorias, mas acho que essa foi a última luta de título da minha carreira - disse o desafiante.

Jon Jones chega a cinco defesas de cinturão bem sucedidas nos meio-pesados e agora iguala ao recorde de Tito Ortiz. Com mais uma disputa de cinturão vitoriosa na categoria, o fenômeno se torna o único dono do recorde na divisão.

Sonnen, que migrou dos médios para disputar o cinturão meio-pesado de Jones, pretende seguir na divisão até 93 kg. Em suas últimas cinco lutas, Chael some três derrotas. Todas em disputas de título.

A LUTA

1ºround
O papel se inverteu logo de cara. No confronto entre dois wrestlers, Jones é quem derrubou o adversário primeiro. Com as costas no chão, com um minuto e meio de duelo, Chael já sentiu o peso da cotovelada de Jon. De volta no combate em pé, Sonnen tentava prender a cabeça do oponente para trabalhar no clinch. Enquanto isso, o campeão trabalhava a maioria de seus golpes na linha de cintura. Logo que teve uma nova oportunidade, Jones tratou de levar a luta para o chão e repetir o repertório de cotoveladas que tem. O resultado foi uma chuva de golpes no rosto de Sonnen que fez o juiz interromper o combate e declarar o nocaute técnico.

Confira abaixo os resultados completos do UFC 159:

Card Principal
Jon Jones derrotou Chael Sonnen por nocaute técnico no R1;
Michael Bisping derrotou Alan Belcher na decisão unânime dos juízes;
Roy Nelson derrotou Cheick Kongo por nocaute no R1;
Phil Davis derrotou Vinny Pezão na decisão unânime dos juízes;
Pat Healy finalizou Jim Miller com um mata-leão no R3;

Card Preliminar
Ovince St. Preux derrotou Gian Villante na decisão majoritária dos juízes;
Rustam Khabilov derrotou Yancy Medeiros por nocaute técnico (contusão) no R1;
Sara McMann derrotou Sheila Gaff por nocaute técnico no R1;
Bryan Caraway finalizou Johnny Bedford com uma guilhotina no R3;
Cody McKenzie derrotou Leonard Garcia na decisão unânime dos juízes;
Steven Siler derrotou Kurt Holobaugh na decisão unânime dos juízes;

Nenhum comentário:

Postar um comentário