25/10/2012

Grêmio vence e se classifica na próxima fase da copa Sul-Americana




Por Caio César

Valeu pelo resultado. Em uma partida com pouco futebol, o Grêmio precisou de um gol contra para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana, na noite desta quarta-feira, no Olímpico. Saiu perdendo para o Barcelona-EQU, em chute de Mina, mas achou o empate em falha de Perlaza e a virada já nos acréscimos, com Zé Roberto, de falta. Golaço que amainou uma atuação ruim da equipe de Vanderlei Luxemburgo, num jogo nervoso, de alta tensão.O 2 a 1, combinado com a vitória de 1 a 0  em Guayaquil, em 26 de setembro, classificou o Tricolor para enfrentar o Millonarios, da Colômbia, por vaga à semifinal. A primeira partida do confronto será terça-feira, no Olímpico.
Pouco futebol
Sem Elano, que começou no banco de reservas, o Grêmio foi um time burocrático. Com pouca criatividade. Previsível. E encontrou um rival ofensivo, afinal, estava pressionado pela desvantagem do jogo de ida: derrota por 1 a 0 em casa. Essa foi a tônica do primeiro tempo.O curioso é que, embora a diferença de postura, o Barcelona pouco ameaçou o gol de Marcelo Grohe. Muito porque não teve a capacidade de superar o meio-campo robusto - Marco Antonio se juntou aos volantes Fernando e Souza. Neste panorama, apenas aos 36 minutos, Mina, em um chute fraco de fora da área, fez o camisa 1 tricolor trabalhar.Àquela altura, o Tricolor havia desperdiçado boas chances. Marcelo Moreno de cabeça, Marco Antonio após cruzamento de Zé Roberto, Anderson Pico em dois chutes de fora da área e, por fim, Werley cabeceando, na pequena área, nas mãos de Banguera, completaram a lista de oportunidades não aproveitadas. Sempre em iniciativas individuais, com pouca construção coletiva.Fim Do 1° Tempo.
2° Tempo
Sem sequer ter ultrapassado a linha do meio-campo até os oito minutos, o Barcelona abriu o placar. Diaz fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Mina só completar à rede: 1 a 0. O entusiasmo foi tanto que Banguera deixou o gol, correu o campo todo e se junto ao bolo de atletas na comemoração.A desvantagem, que levava a decisão aos pênaltis, fez Luxa mudar. Elano entrou na vaga de Marco Antonio, mas o Grêmio sentiu o gol. Viveu momentos de desestabilização. Quase levou o segundo, novamente com Diaz, em chute cruzado de fora da área que calou o Olímpico tamanho o susto. Então, a sorte ajudou.Depois de boa tabela pela esquerda, entre Elano e Pico, o lateral foi à linha de fundo e cruzou para a área. Tentando afastar, Perlaza mandou contra o próprio gol: 1 a 1.A partida ficou morna. O Grêmio administrou e o Barcelona perdeu força com a saída de Diaz, por lesão. Tanto sentiu o cansaço que precisou recorrer a um toque no braço para parar o ataque tricolor, aos 45 minutos. Zé Roberto cobrou a falta com perfeição e consertou de vez uma noite que pintava tenebrosa para os gremistas no Olímpico. Faltou mais futebol, mas a vaga surgiu. Era, ao fim das contas, o mais importante.Fim de Jogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário