25/10/2012

No sufuco , São Paulo se classifica !


Ademilson do São Paulo na partida contra o LDU de Loja (Foto: Alex Silva / Ag. estado)

Foi com muito mais sufoco do que o imaginado. Mas o São Paulo, que fez uma de suas piores partidas na temporada, está classificado às quartas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira, o time ficou no empate por 0 a 0 com a fraca LDU de Loja, do Equador, e avançou por ter feito um gol na casa do adversário, no jogo de ida, realizado no dia 26 de setembro.  
Sem Luis Fabiano e com Lucas e Jadson muito abaixo do normal, o Tricolor pouco assustou mesmo jogando dentro de casa e ainda viu o time equatoriano dar trabalho na etapa complementar. Destaque negativo do jogo ficou para a péssima arbitragem do juiz paraguaio Julio Quintana, que prejudicou as duas equipes na partida. No primeiro tempo, ele não marcou dois pênaltis a favor do São Paulo, ambos sofridos por Ademilson. Na etapa complementar, ignorou falta clara de Rhodolfo em Ferraud quando o meia equatoriano ficaria cara a cara com Rogério Ceni.classificado na competição continental, o time agora espera seu adversário da próxima fase, que será conhecido nesta quinta-feira, quando Emelec e Universidad de Chile se enfrentarão no Equador. No jogo de ida, disputado em Santiago, houve empate por 2 a 2, O primeiro jogo está marcado para quarta-feira da semana que vem..
O Tricolor agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No sábado, o time enfrenta o Sport, no Recife, pela 33ª rodada da competição. A equipe é a quarta colocada na tabela, com 55 pontos, cinco a mais que o Vasco, que vem em quinto. Nesta quarta-feira, a equipe carioca foi derrotada em casa pelo Internacional, por 2 a 1, e perdeu a chance de diminuir a distância para o rival paulista. 
Arbitragem polêmica no primeiro tempo 
Foram raras as emoções nos primeiros 45 minutos. O São Paulo, com Ademilson na vaga de Luis Fabiano, machucado, se manteve no esquema 4-3-3 e teve o controle da partida diante de um adversário fraco. Tanto que Rogério Ceni passou boa parte do tempo assistindo à partida, tamanha era a fragilidade da equipe equatoriana.
A disparidade técnica entre os times era muito grande, mas o Tricolor não soube transformar isso em vantagem no marcador. É verdade que o juiz paraguaio Julio Quintana teve interferência no começo da partida ao não marcar pênalti de Vera em Ademilson, mas o fato principal é que a equipe de Ney Franco não estava em noite inspirada.
Lucas era vigiado por dois (às vezes até três) marcadores e praticamente não foi notado. Jadson, com espaço no meio-campo, mostrava deficiência nos passes. Pela esquerda, Cortez chegava para apoiar com muita vontade, mas sem qualidade. O mais lúcido era Osvaldo, que, aos 25, fez jogada individual, passou por dois marcadores e bateu à esquerda de Palacios, com muito perigo. Ademilson, que marcou um gol impedido aos 16, exigiu boa defesa do goleiro rival aos 21, em chute de fora da área. Ficou nisso.
No último lance da primeira etapa, nova polêmica. Vera, que havia acabado de tomar cartão amarelo em lance com Ademilson, deu uma cotovelada dentro da área em Paulo Miranda. O juiz saiu correndo para a área com a mão apontada para frente. Todos tiveram impressão de que ele havia marcado pênalti. Rogério Ceni até saiu da área e pegou a bola para fazer a cobrança. No entanto, teve de retornar ao gol: o paraguaio havia assinalado apenas tiro de meta.
Jogo complica para o São Paulo na etapa complementar
No segundo tempo, as coisas ficaram ainda mais complicadas para o São Paulo. A LDU de Loja recuou ainda mais e passou a se defender com até nove homens em seu campo. Com os espaços reduzidos, o Tricolor rodava a bola, mas não tinha profundidade para finalizar. Lucas, apagado pela direita na etapa inicial, trocou de lado com Osvaldo e foi para a esquerda. O time equatoriano, eficiente no sistema defensivo, não tinha força para assustar na parte ofensiva.
É bem verdade que o 0 a 0 garantia a classificação. Mas, à medida que o tempo passava, o time começou a ficar nervoso em campo. Como os homens de frente não resolviam, os defensores resolveram subir para tentar resolver. Wellington e principalmente Rafael Toloi passaram a avançar constantemente e sem sucesso. Aos 18, no único contra-ataque encaixado pela equipe equatoriana, o juiz paraguaio voltou a mostrar sua ruindade ao não marcar falta clara de Rhodolfo em Ferraud quando o meia da LDU ficaria cara a cara com Rogério Ceni.
A partir dos 20, acabou a paciência dos 15 mil torcedores que estavam no Morumbi. Aos 23, Larrea, em cobrança de falta da intermediária, assustou Rogério Ceni. O problema do São Paulo é que faltava referência na área. Tanto que o goleiro e capitão pediu ao técnico Ney Franco que ele colocasse Willian José em campo. Minutos depois, o gradalhão entrou na vaga de Ademilson. Alcívar, aos 29, assustou em chute cruzado afastado com dificuldades por Rafael Toloi.
O tempo passava e o São Paulo não tinha força ofensiva. Jadson seguia dispersivo nos passes e Lucas fazia uma de suas piores partidas pelo Tricolor. Tanto que o time só foi criar uma chance aos 35, em chute de Osvaldo, que Palacios espalmou para escanteio. Antes do apito final, Douglas ainda entrou na vaga de Jadson. Nada que fizesse o time crescer em campo. Apesar do esforço final dos equatorianos, o Tricolor conseguiu segurar o 0 a 0 que lhe garantiu a suada classifcação.  
GLOBOESPORTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário