15/11/2012

Grêmio sofre a virada nos acréscimos e está fora da copa sul-americana



Por Caio César 

A classificação para a semifinal estava a três minutos de acontecer, mas o Grêmio acabou sendo eliminado da Sul-Americana ao perder por 3 a 1, de virada, para o Millonarios (COL), na noite desta quinta-feira, em Bogotá. Até os 46 do segundo tempo, o Imortal ia dando jus ao apelido, mas Werley, que abrira o placar, foi de herói a vilão e cometeu pênalti bobo em Rentería. O jogador, ex-Internacional, converteu - ele ainda havia feito o da virada - e se tornou o homem do jogo.

.

O intuito do Grêmio no início do jogo, apesar de estar jogando com apenas um atacante - Kleber não tinha condições de começar - era de fazer um gol para facilitar os trabalhos. E não levou muito para que o Imortal se impusesse em campo e tivesse as melhores chances. Léo Gago, em dois chutes de fora, quase marcou.

Zé Roberto era o senhor do duelo. Até os 20 minutos, ele foi o melhor em campo. Incansável, participava de quase todas as jogadas. Marcelo Moreno, também bem na partida, sofreu a falta que gerou o gol gremista. Da intermediária, Léo Gago se aproveitou da altitude e soltou uma pancada. O goleiro Delgado falhou, ainda conseguiu defender o rebote de Marcelo Moreno, mas não evitou o chute de Werley, da pequena área.

O gol obrigava o time colombiano a fazer três gols e, por isso, tranquilizou o Tricolor, que passou a trocar passes com mais calma e eficiência. Isso apenas até aos 20, quando o Millonarios passou a dominar as ações. Principalmente com Ortíz, pelo lado direito, os colombianos davam trabalho para Werley e Gilberto Silva, que salvavam a pele dos visitantes.
Aos 25, Werley conseguiu tirar uma bola em cima da linha após chute do perigoso Rentería. Cosme também ficou na cara do gol, mas finalizou para fora. Só no final da primeira etapa, o Grêmio voltou a tranquilizar e neutralizar o oponente.


2° Tempo
O Millonarios começou melhor e criou mais chances ainda do que no primeiro tempo. Com sete minutos, Cosme recebeu em boa posição e chutou forte na rede pelo lado de fora, tirando o "Uhhhh" da torcida. Pouco depois, Rentería acertou a trave. E não demorou para chegar ao merecido empate. Cosme recebeu ótima bola na área e chutou no cantinho. A pelota ainda bateu na trave antes de entrar.
Os colombianos seguiram na pressão, pois precisavam de mais dois gols. A torcida do Grêmio começou a se desesperar quando Kleber entrou e três minutos depois pediu para sair, com uma torção no tornozelo esquerdo. E a virada acabou acontecendo. Rentería se posicionou bem na área e completou de cabeça ótimo cruzamento de Cosme.

O time gremista parecia não se encontrar mais em campo. A altitude visivelmente afetou os tricolores e os chutões eram constantes, assim como a ansiedade pelo apito final, evidente. E a iminente virada veio, mas de forma tão dramática que nem o escritor Sidney Sheldon poderia dar tais tons a uma decisão.
Rentería sofreu pênalti cometido por Werley, aos 46 do segundo tempo, quando a classificação gremista parecia certa. Ele foi para a cobrança e bateu o goleiro Marcelo Grohe, que nada pôde fazer. A classificação era colombiana.

Ao término do jogo, Wanderley Luxemburgo e seus jogadores partiram para cima da arbitragem para reclamar do pênalti, mas de nada adiantou. O Grêmio está fora da Sul-Americana e só resta um brasileiro na luta pelo título.



FICHA TÉCNICA 
MILLONARIOS (COL) 3 X 1 GRÊMIO
Local: Estádio El Campín, em Bogotá (COL)
Data/Hora: 15/11/2012 - 22h15 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (Fifa-EQU)
Auxiliares: Luis Alvarado (Fifa-EQU) e Carlos Herrera (Fifa-EQU)
Renda/Público: Não divulgados
Cartões Amarelos: 
Ramírez (MIL); Zé Roberto, Anderson Pico e Werley (GRE)

Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Werley, 12'/1ºT (0-1); Cosme, 14'/2ºT (1-1); Rentería, 34'/2ºT (2-1) e 48'/2ºT (3-1)
MILLONARIOS: Luis Delgado, Lewis Ochoa, Román Torres (Henríquez, 16'/1ºT), Franco e Martínez; Ramírez, Otálvaro, Juan Ortiz e Candelo (Vásquez, Intervalo); Rentería e Cosme. Técnico: Hernán Torres.
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Léo Gago, Marco Antônio (Elano, 15'/2ºT) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (Kléber, 22'/2ºT, depois André Lima, 27'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário