Mano poupou o goleiro Neto, o volante Rômulo, o meia Oscar e o atacante Hulk
A seleção brasileira assegurou nesta quarta-feira a primeira colocação do Grupo C do torneio olímpico de futebol masculino. Em Newcastle, no St. James Park, a equipe de Mano Menezes nem precisou forçar muito para derrotar a Nova Zelândia por 3 a 0. Agora, espera a definição do seu adversário nas quartas de final.
Com a vitória, o Brasil terminou a sua participação no Grupo C com nove pontos e 100% de aproveitamento. O seu próximo adversário será o segundo colocado do Grupo D. Esse compromisso da equipe vai ser disputado no próximo sábado, em Newcastle, às 13 horas (de Brasília). A outra vaga do grupo da seleção brasileira ficou com o Egito, que venceu a Bielo-Rússia por 3 a 1.
Classificado antecipadamente para as quartas de final da Olimpíada, o técnico Mano Menezes decidiu poupar alguns titulares diante da Nova Zelândia. Assim, promoveu a entrada do goleiro Gabriel, utilizou os laterais Danilo e Alex Sandro no meio-de-campo, além de ter escalado Lucas e Leandro Damião no setor ofensivo.
Mano poupou o goleiro Neto, o volante Rômulo, o meia Oscar e o atacante Hulk, que está pendurado com um cartão amarelo. Além disso, não teve à disposição o meia Paulo Henrique Ganso, contundido.
Com essas mexidas, o Brasil teve uma boa atuação ao aproveitar a fragilidade da Nova Zelândia. Além disso, jogou em velocidade para envolver o adversário, especialmente no primeiro tempo, em jogadas pelo lado esquerdo do campo, com Marcelo, Alex Sandro e Neymar. Leandro Damião foi bem na função de referência do ataque e deu trabalho aos marcadores neozelandeses.
Fácil, fácil...Diante de um adversário fraco tecnicamente, o Brasil se impôs desde o começo e teve o controle da posse de bola. A equipe tentava articular jogadas em velocidade e teve sucesso aos 11 minutos, quando Lucas passou para Marcelo, que cruzou para Neymar. O atacante santista deu um voleio e a bola passou rente ao travessão neozelandês.
Com o jogo sob controle, o Brasil abriu o placar aos 22 minutos. Em jogada pelo meio, Danilo passou para Leandro Damião. O centroavante fez o pivô para Danilo, que tocou na saída do goleiro O'Keeffe para marcar.
Apesar do gol, o Brasil não diminuiu o ritmo e continuou envolvendo a seleção neozelandesa. E quase ampliou aos 24 minutos, quando Marcelo, em nova jogada de velocidade, cruzou pata Leandro Damião, que não conseguiu alcançar a bola.
O centroavante, porém, marcou o seu gol logo depois. Aos 28 minutos, em bela jogada, Marcelo tocou de letra para Alex Sandro, que passou para Leandro Damião, que empurrou para as redes.
O panorama da partida não se alterou no segundo tempo, com o Brasil atuando em ritmo de treino. Mesmo assim, a equipe conseguia criar diversas oportunidades, mas sofria com as entradas duras dos defensores neozelandeses. E o terceiro gol saiu aos seis minutos, exatamente após uma falta. Na cobrança, Marcelo cruzou na área e Sandro completou para as redes.
O jogo seguiu em ritmo morno, mas o Brasil ainda criou oportunidades para ampliar o placar. Aos 16 minutos, em rápido contra-ataque, Lucas passou para Rafael, que cruzou para Neymar. O atacante, porém, desperdiçou a ótima oportunidade ao finalizar por cima do gol. Nova chance surgiu aos 22 minutos. Neymar tocou para Lucas na entrada da área. O são-paulino chutou colocado e a bola passou muito perto do ângulo esquerdo da meta neozelandesa.
Em uma partida sem qualquer risco e controlada pelo Brasil, a equipe perdeu um jogador para seu próximo compromisso na Olimpíada. Aos 30 minutos, Alex Sandro foi expulso pelo árbitro, que lhe deu o segundo cartão amarelo por considerar que o jogador simulou um pênalti.
Depois desse vacilo, Mano, que já havia trocado Neymar por Alexandre Pato, fez mais duas mudanças no Brasil, com as entradas de Rômulo e Oscar. A equipe passou a tocar a bola na intermediária para administrar a vantagem e a liderança do Grupo C, assegurada com a terceira vitória na Olimpíada.
Por Futebol Interior
Nenhum comentário:
Postar um comentário