01/08/2012

Maceió é escolhida pela FIFA como Centro de Treinamento para a Copa 2014


Noruegueses durante visita ao Estádio Rei Pelé, visando a Copa 2014
Foto - Assessoria
Em evento no Museu do Futebol em São Paulo, nesta quarta-feira (1), a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) divulgaram a lista com os 54 locais indicados para ser Centro de Treinamento (CT) para a Copa 2014 no Brasil. Entre eles, Maceió figura junto a outras duas cidades nordestinas na primeira versão do catálogo de CTs do evento.
O Hotel Radisson, na Pajuçara, é a base indicada para receber alguma seleção participante da Copa, e o Estádio Rei Pelé é o palco para os treinos. Apesar de figurar na lista, as 32 seleções que participarão do evento poderão escolher entre os 54 CTs. Dessa forma, vinte e duas cidades ainda ficarão de fora.
“Esta é uma grande vitória para o estado de Alagoas, pois nos traz a certeza de que todos os esforços empenhados até o momento têm dado certo, têm cumprido o objetivo principal, que é tornar Alagoas um CT e deixar aqui o legado da participação do nosso estado em tão importante evento”, disse o presidente do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas) e secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
O secretário-adjunto de Esportes de Alagoas, Jorge VI, que está licenciado, afirmou aoTudo Na Hora que está bastante confiante quanto à escolha da capital alagoana por países participantes.
“As seleções precisam de opções, mas pelo que vi por todo o Brasil, Maceió tem larga vantagem em tudo. Estrutura, rede hoteleira, aeroporto, estádio, dentre outros. Eu acredito que alguma grande seleção ficará hospedada em Alagoas”, disse o secretário licenciado.
O documento divulgado pelo COL ressalta facilidades encontradas em Maceió para a acomodação das seleções e considera o status do Centro de Treinamento, no caso o Estádio Rei Pelé, como tecnicamente “pronto”.
Ainda segundo Jorge VI, em julho de 2013 os países participantes da Copa definirão o local que servirá como base para a competição. Neste ano, Maceió já foi visitada por delegações do Japão, Noruega e Inglaterra, que vieram conhecer a estrutura da cidade.
“Estamos passando por um filtro há um ano. Poucos acreditaram e agora este sonho vira realidade. Foi uma escolha maravilhosa da FIFA”, completou o secretário licenciado. "A escolha das seleções são bastante influenciadas pelos médicos, preparadores físicos e até mesmo pelas mulheres de atletas. Elas vêm de longe e querem praia, sol e calor. Isso Maceió tem até mesmo no inverno”.
“Já alcançamos este primeiro objetivo, agora vamos continuar trabalhando com o mesmo afinco para alcançarmos o objetivo final”, concluiu o chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
Mais CTs
Dos 54 locais, catorze são da região Sul, trinta do Sudeste, três do Centro-Oeste, três do Nordeste e mais quatro da região Norte do Brasil, somando 14 estados no total.
Se alguma seleção quiser se alojar em uma outra cidade que não esteja na lista, a federação local precisará solicitar à FIFA sua inclusão entre as opções.
Novos CT’s poderão ser inscritos até o segundo semestre de 2013. Em 2014, um mínimo de 64 centros será informado pela FIFA e vistoriados pelo COL, já com Maceió como opção.
Cidades escolhidas: Goiânia-GO, Macapá-AP, Belém-PA, Boa Vista-RR, Palmas-TO, Maceió-AL, Porto Seguro-BA, Praia do Forte-BA, Curitiba-PR, Cascavel-PR, Maringá-PR, Bento Gonçalves-RS, Lajeado-RS, Caxias do Sul-RS, Porto Alegre-RS, Viamão-RS, Joinville-SC, Florianópolis-SC, Vitória-ES, Domingos Martins-ES, Belo Horizonte-MG, Ipatinga-MT, Uberlândia-MG, Juiz de Fora-MG, Rio de Janeiro-RS, Pinheiral-RS, Mangaratiba-RS, Barueri-SP, Guarujá-SP, Araraquara-SP, Presidente Prudente-SP, Jaguariúna-SP, Álvares Machado-SP, Ribeirão Preto-SP, Santos-SP, Sorocaba-SP, São Bernardo do Campo-SP, São Caetano do Sul-SP, São Paulo-SP, Águas de Lindóia-SP, Mogi das Cruzes-SP e São José dos Campos-SP.

Paulo Victor Correia - Tudo Na Hora.

2 comentários:

  1. E que venham eles...RS teria o prazer de visitar o Estádio Rei Pelé e se demos sorte, quem sabe não conseguimos uma interação com uma das seleções!

    ResponderExcluir
  2. Nossa cidade tem capacidade para isso :D

    ResponderExcluir